Netflix divulga pela primeira vez um trailer de filme original apenas com dublagem em português

A Netflix fez algo inusitado ao divulgar o trailer de um novo filme exclusivo de ficção científica: disponibilizou apenas uma cópia dublada em português em sua página oficial do YouTube. Para uma […]

A Netflix fez algo inusitado ao divulgar o trailer de um novo filme exclusivo de ficção científica: disponibilizou apenas uma cópia dublada em português em sua página oficial do YouTube. Para uma plataforma que briga para ter produtos considerados como cinema, dignos de Oscar e do Festival de Cannes, a iniciativa parece retrocesso, já que exibir cópias dubladas é uma característica típica da programação de TV. Como efeito colateral, isso ainda dá ao lançamento uma cara de telefilme.

O mais preocupante é que, nessa tentativa de popularizar seus produtos, a plataforma pode seguir um caminho já experimentado pela TV paga no Brasil. Após dublar tudo, a Fox, por exemplo, passou a cobrar mais para exibir séries sem dublagem como produtos premium em seus canais Fox+.

E até o título da produção virou de telefilme, completamente diferente do original em inglês – outro vício ruim que a Netflix pegou, provavelmente contaminada pelo “mercado” nacional. “How It Ends” (Como termina, em tradução livre) virou “Próxima Parada: Apocalipse”. Dá ou não dá para imaginar a narração da rede Globo anunciando o título num comercial do “Domingo Maior”?

Na trama, uma catástrofe não identificada destrói uma região dos Estados Unidos, e o pai e o marido de uma jovem isolada na região embarcam numa viagem contra o bom-senso, tropas militares e perigos variados para resgatá-la. Pense em “Monstros” (2010) sem os monstros – até onde o trailer mostra. Ou num “Cloverfield” sem Cloverfield no título.

O filme é estrelado por Theo James (“Divergente”) e Forest Whitaker (“Rogue One”), respectivamente como o marido e o pai, e Kat Graham (série “The Vampire Diaries”) como a jovem que corre perigo. O elenco ainda inclui Kerry Bishé (série “Halt and Catch Fire”), Mark O’Brien (“A Chegada”), Nicole Ari Parker (“Um Natal Quase Perfeito”) e Grace Dove (“O Regresso”).

O filme tem roteiro de Brooks McLaren (da vindoura continuação de “Rambo”), direção de David M. Rosenthal (“O Cara Perfeito”) e será lançado no serviço de streaming em 13 de julho.

Veja abaixo também a versão original, sem dublagem de televisão, disponibilizada pela Netflix americana sem legendas, além do pôster e fotos.