La Casa de Papel pode ganhar remake ou spin-off passado nos Estados Unidos

Atração internacional mais assistida da Netflix, “La Casa de Papel” deve ganhar versão americana. Em entrevista ao site Vulture, o vice-presidente de conteúdo original da Netflix, Erik Barmack, revelou que a plataforma […]

Atração internacional mais assistida da Netflix, “La Casa de Papel” deve ganhar versão americana. Em entrevista ao site Vulture, o vice-presidente de conteúdo original da Netflix, Erik Barmack, revelou que a plataforma planeja fazer um remake ou spin-off da série espanhola passado nos Estados Unidos. A razão é a mesma que justifica as refilmagens de Hollywood: o público americano não gosta de ler. Isto é, não assiste produções com legendas.

Assim, “La Casa de Papel” não fez o mesmo sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido, em comparação com a audiência em outros países.

“Nós estamos debatendo se devíamos pegar o roteiro e copiá-lo linha por linha, ambientando-o nos Estados Unidos”, Barmack afirmou. “Mas existe algo tão único nele, ao redor daquele assalto, daqueles personagens com nomes de cidades, seu humor. Se a maioria dos executivos for contra, não devemos fazer. Mas se for 50%/50%, a decisão é minha. Inclusive, o criador Álex Pina já comentou que deseja tornar o show mais ousado a cada ano. Então, ele cogita levar a trama para os Estados Unidos, tentar roubar o Fort Knox. Eu adorei. Faz sentido para os personagens, poderia ser um spin-off e seria fiel à visão da história. Ia ser incrível.”

Mas nem todos os executivos são há favor. Há quem veja nisso um passo atrás na ideia de implantar um perfil internacional na plataforma, ao mesmo tempo em poderia assinalar uma desvalorização para as séries de línguas não inglesa.

Originalmente produzida como uma história completa para a TV espanhola, a série virou frisson mundial ao ser exibida pela Netflix, que encomendou uma nova temporada inédita e exclusiva para ser exibida em streaming em 2019.