Heathers: Tema polêmico faz série baseada na comédia cult Atração Mortal ser descartada

O canal pago americano Paramount desistiu de estrear “Heathers”, série baseada na comédia cult “Atração Mortal” (1988). O cancelamento do projeto veio depois de um longo adiamento e reflete o clima atual […]

O canal pago americano Paramount desistiu de estrear “Heathers”, série baseada na comédia cult “Atração Mortal” (1988). O cancelamento do projeto veio depois de um longo adiamento e reflete o clima atual dos Estados Unidos.

Originalmente prevista para estrear em março, “Heathers” foi adiada devido ao tiroteio letal numa escola em Parkland, Flórida, que deixou 17 estudantes mortos. Uma nova data de estréia nunca foi definida, mas havia expectativa de um lançamento durante o verão norte-americano. Entretanto, estes planos foram descartados após um novo tiroteio, desta vez em Santa Fé.

A emissora passou a considerar a série muito polêmica, já que trata de assassinatos de estudantes numa trama de vingança contra adolescentes praticantes de bullying.

“Este é uma série passada no ensino médio, em que explodem a escola, há armas na escola e há momentos de professores com armas. Ela toca em muitos tópicos quentes. Esta empresa não pode passar mensagens conflitantes, ao dizer que o movimento da juventude é importante para nós e, ao mesmo tempo, colocar no ar uma série com a qual não estamos confortáveis”, disse Keith Cox, presidente de desenvolvimento e produção da Paramount Network. “A combinação de uma série do ensino médio com esses momentos muito sombrios deixou de parecer algo correto”, completou.

Fontes do site The Hollywood Reporter afirmam que, antes da polêmica, a série era muito bem considerada pela Paramount Network, que quase a renovou para a 2ª temporada antes da estreia. Todos os 10 episódios da 1ª temporada foram produzidos e agora serão oferecidos para outros canais e plataformas de streaming.

“Heathers” era uma atualização da comédia original dos anos 1980, mas contaria uma história diferente por temporada, em formato de antologia. A 1ª temporada seria a mais parecida com o filme.

Originalmente, as Heathers eram três garotas ricas, bonitas e insuportáveis com o mesmo nome, que dominavam a pirâmide social de uma high school, praticando bullying com quem consideravam inferiores – gordos, gays, esquisitos, etc. Até serem confrontadas por um estudante serial killer (papel de Christian Slater, hoje em “Mr. Robot”), que convence sua namorada (Winona Ryder, hoje em “Stranger Things”) a embarcar numa matança “justificada”.

Na serie, a anti-heroína Veronica Sawyer é interpretada por Grace Victoria Cox (a Melanie de “Under the Dome”) e lida com um grupo muito diferente de Heathers, mas igualmente maldoso. No lugar das magrelas branquelas do filme, as novas Heathers são estereótipos “modernos”: um gay (Brendan Scannell), uma gorda (Melanie Field) e uma negra (Jasmine Matthews).

O elenco central se completa com o estreante James Scully como J.D. (o papel de Slater).

Além deles, Selma Blair (“Hellboy”) vive uma personagem que não existia no filme: Jade, uma ex-stripper que aplicou o golpe do baú para virar madrasta de uma das novas Heathers, e passa o tempo aguardando o marido de 82 anos morrer para herdar tudo.

A produção incluiu até Shannen Doherty, que interpretou Heather Duke, uma das maldosas originais, que voltaria numa participação especial.

A série foi criada por Jason A. Micallef, roteirista da comédia indie “Butter: Deslizando na Trapaça” (2011), e o piloto teve direção de Leslye Headland, cineasta responsável pela comédia “Quatro Amigas e um Casamento” (2012).