Após vencer o Oscar de Melhor Ator por “O Destino de uma Nação”, Gary Oldman pretende aproveitar a onda de prestígio para estrelar, produzir, escrever e dirigir seu próximo filme.
Ele pretende realizar uma cinebiografia do revolucionário fotógrafo inglês Eadweard Muybridge. Intitulado “Flying Horse”, o filme detalhará como Muybridge alcançou a fama por registrar pela primeira vez imagens em movimento de animais e humanos, revolucionando a técnica da fotografia e antecipando-se a cinematografia.
O título do longa é uma referência direta à foto que conseguiu provar que cavalos levantavam os quatro cascos da terra durante uma corrida – desafio que o inspirou a criar as fotos em movimento.
Mas ao mesmo tempo em que a imagem do cavalo voador o consagrou, ele descobriu que sua esposa tinha uma relação extramatrimonial com o crítico Harry Larkyns, o que resultou numa tragédia.
Esta história conturbada, de genialidade e violência, já foi transformada numa ópera, “The Photographer”, em 1982 pelo compositor Philip Glass. Além disso, a influência pop de Muybridge também foi celebrada pela banda U2, que prestou homenagem às suas técnicas fotográficas no clipe da música “Lemon”, em 1993.
“Flying Horse” será o segundo filme como diretor para Oldman, após estrear na função em 1997 com “Violento e Profano”.