Festival Cine PE sofre adiamento devido à greve dos caminhoneiros

Pelo segundo ano consecutivo, o festival Cine PE, de Pernambuco, terá sua estreia adiada. O evento estava previsto para começar na terça (29/5), mas teve sua abertura atrasada em dois dias e […]

Pelo segundo ano consecutivo, o festival Cine PE, de Pernambuco, terá sua estreia adiada. O evento estava previsto para começar na terça (29/5), mas teve sua abertura atrasada em dois dias e agora irá acontecer na quinta, dia 31 de maio, estendendo-se até 5 de junho.

O adiamento aconteceu em decorrência da greve dos caminhoneiros. As informações completas poderão ser acessadas no site oficial do festival e nas bilheterias do Cine São Luiz, em Recife, a partir de terça-feira.

Apesar do adiamento, há uma boa notícia para os cinéfilos pernambucanos. Neste ano, o acesso ao evento será gratuito. Mas para conseguir os ingressos é preciso ir antecipadamente reservar lugar nas bilheterias do cinema.

O Cine PE terá uma programação mais curta neste ano, em que vai homenagear a atriz Cássia Kiss, a cineasta Kátia Mesel e o ator Rodrigo Santoro.

No ano passado, o festival sofreu adiamento de cerca de um mês, devido a um boicote de cunho político por cineastas que integravam a seleção do evento. Sete cineastas anunciaram a retirada de seus filmes com a alegação de que a seleção favorecia “um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuam e financiaram o golpe ao Estado Democrático de Direito ocorrido no Brasil em 2016”. Eles se referiam ao documentário de Josias Teófilo “O Jardim das Aflições”, que acabou vencendo o festival, e ao drama “Real – O Plano por Trás da História”, de Rodrigo Bittencourt, sobre os bastidores da criação do Plano Real em 1994, exibido fora de competição.