O Jardim das Aflições vence o festival Cine PE

O documentário “O Jardim das Aflições” foi o vencedor da 21ª edição do festival Cine PE, premiado como Melhor Filme tanto pelo júri quanto pelo público. Dirigido por Josias Teófilo, o filme […]

O documentário “O Jardim das Aflições” foi o vencedor da 21ª edição do festival Cine PE, premiado como Melhor Filme tanto pelo júri quanto pelo público.

Dirigido por Josias Teófilo, o filme sobre o filósofo Olavo de Carvalho chegou a rachar o evento, quando, em maio, sete cineastas anunciaram sua desistência de participar do evento, pedindo a retirada de seus filmes com a alegação de que a seleção deste ano favorecia “um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuam e financiaram o golpe ao Estado Democrático de Direito ocorrido no Brasil em 2016”. Eles se referiam ao documentário de Josias Teófilo e ao drama “Real – O Plano por Trás da História”, de Rodrigo Bittencourt, sobre os bastidores da criação do Plano Real, em 1994.

Por conta do protesto, o festival, que seria realizado entre os dias 23 e 29 daquele mês, acabou sendo adiado para o fim de junho. E apesar de todo esse ruído, o filme de Teófilo, que aborda a rotina pacata de Carvalho com sua família no interior dos Estados Unidos, venceu três prêmios – o terceiro foi como Melhor Montagem.

Os filmes mais premiados, entretanto, foram dramas criminais: “Toro”, de Edu Felistoque, e “O Crime da Gávea”, de André Warwar, ambos com quatro troféus.

“Toro” venceu Direção, Roteiro, Ator Coadjuvante (Rodrigo Lampi) e Edição de Som. Trata-se do segundo capítulo de uma trilogia com personagens policiais da série “Bipolar” (2010), desenvolvida pelo mesmo diretor, que se especializou em produções baratas do gênero.

“O Crime da Gávea” foi premiado como Melhor Atriz (Simone Spoladore), Atriz Coadjuvante (Aline Fanju), Fotografia e Direção de Arte, e acompanha a investigação de assassinato da mulher de um editor de cinema.

O júri oficial do Cine PE foi formado por Emanoel Freitas (ator, diretor artístico, gestor e produtor de eventos), Indaiá Freire (jornalista, produtora cultural, mestra em literatura e cinema), Tony Tramell (jornalista, ativista cultural e assistente de direção), Caio Julio Cesano (Secretário Municipal de Cultura de Londrina, doutor em multimeios, mestre em Comunicação e Mercado), Naura Schneider (atriz, produtora e jornalista) e Vladimir Carvalho (documentarista, cineasta e escritor).

Longas Premiados no Cine-PE 2017

Melhor Filme
“O Jardim das Aflições” (PE), Josias Teófilo

Melhor Direção
Edu Felistoque, “Toro” (SP)

Melhor Roteiro
Edu Felistoque, Julio Meloni, “Toro” (SP)

Melhor Ator
Mário Bortolotto, “Borrasca” (SP)

Melhor Atriz
Simone Spoladore, “O Crime da Gávea” (RJ)

Melhor Ator Coadjuvante
Rodrigo Lampi, “Toro” (SP)

Melhor Atriz Coadjuvante
Aline Fanju, “O Crime da Gávea” (RJ)

Melhor Fotografia
Alex Lopes, João Atala, Raul Salas, Natalia Sahlit, Inti Briones, “O Crime da Gávea” (RJ)

Melhor Montagem
Matheus Bazzo e Daniel Aragão, “O Jardim das Aflições” (PE)

Melhor Edição de Som
Guilherme Picolo, Lucas Costabile, “Toro” (SP)

Melhor Trilha Sonora
Nancys Rubias, She Devils, Kumbia Queers, “Los Leones” (MG)

Melhor Direção de Arte
Lúcia Quental, “O Crime da Gávea” (RJ)

Prêmio do Público
“O Jardim das Aflições” (PE), Josias Teófilo

Prêmio da Crítica
“Los Leones” (MG), André Lage