A China superou a América do Norte e se tornou o maior mercado cinematográfico do mundo no primeiro trimestre de 2018, segundo dados chineses e americanos.
As vendas de ingressos na China chegaram a 20,21 bilhões de yuans (cerca de US$ 3,17 bilhões) entre janeiro e março deste ano, de acordo com o órgão especializado China Movie Data Information Network, graças, principalmente, a blockbusters locais.
No mesmo período, a arrecadação dos cinemas na América do Norte foi de US$ 2,8 bilhões.
Cerca de 75% das bilheterias na China foram geradas por filmes do próprio país. Entre os dez filmes mais bem sucedidos estão sete produções locais. O filme de ação “Operação Mar Vermelho”, sobre uma missão antipirataria do exército chinês no Mar Vermelho, lidera as bilheterias, com 3,6 bilhões de yuans.
O investimento na abertura de mais cinemas e o período de férias do Ano Novo chinês contribuíram para o aumento da arrecadação durante o começo do ano. Resta saber se Estados Unidos e Canadá compensarão a diferença durante a temporada de férias da América do Norte, que começa em junho.