Patton Oswalt ajuda a prender um dos serial killers mais procurados dos Estados Unidos

O ator Patton Oswalt (“Jovens Adultos”), que alterna papéis em filmes, séries e muitas dublagens, contribuiu para a prisão de um dos serial killers mais procurados dos Estados Unidos, conhecido como Golden […]

O ator Patton Oswalt (“Jovens Adultos”), que alterna papéis em filmes, séries e muitas dublagens, contribuiu para a prisão de um dos serial killers mais procurados dos Estados Unidos, conhecido como Golden State Killer.

Oswalt foi casado por dez anos com a jornalista e escritora Michelle McNamara, que morreu dormindo em abril de 2016 aos 46 anos. Ela tinha um blog que investigava histórias reais de crimes e trabalhava em um livro sobre o caso do Golden State Killer, tendo feito uma longa pesquisa, com entrevistas de vítimas, policiais aposentados e testemunhos, além de uma profunda análise das investigações sobre os crimes, que ocorreram entre 40 e 30 anos atrás.

Quando McNamara morreu, de uma doença cardíaca não identificada, o livro estava pela metade. Em vez de deixá-lo na gaveta, Oswalt decidiu contratar Paul Haynes, que ajudou McNamara em sua pesquisa, e o jornalista investigativo Billy Jensen para finalizar o trabalho, usando as anotações e mais de 3500 arquivos compilados pela mulher.

O resultado foi o livro “I’ll Be Gone in the Dark” (“Eu Vou Embora no Escuro”, em tradução literal), lançado no começo do ano, que virou best-seller nos Estados Unidos. O sucesso da obra reavivou na opinião pública a cobrança para a resolução do caso, que finalmente foi concluído na quarta-feira (25/4) com a prisão do ex-policial Joseph James DeAngelo, de 72 anos.

Ele era procurado por 12 mortes e 45 estupros no Estado da Califórnia entre 1976 e 1986. O caso foi resolvido graças a amostras de DNA coletadas na cena do crime do casal Brian e Kate Maggiore, em 1978. A procuradoria pedirá a pena de morte.

Oswalt deu diversas entrevista à imprensa após a resolução do caso.

“Eu gostaria de dizer que tive um momento de epifania quando percebi que precisava finalizar o livro, mas eu não tive. Aquele ano inteiro está realmente coberto por uma neblina de dor”, ele disse à revista Entertainment Weekly, explicando que finalizar o projeto da esposa virou a sua “missão”, para deixar viva a memória da mulher que morreu de forma tão repentina.

“Minha cabeça agora está girando em milhões de direções, mas acima de toda essa exaustão e surrealismo eu me sinto muito, muito feliz em saber que o trabalho dela não foi em vão. Por mais maluco que possa parecer, eu estive com a família dela na noite anterior, conversando sobre o livro, e isso foi muito estranho”, afirmou Oswalt. “A polícia nunca vai dar o crédito para uma escritora ou jornalista que ajudou a resolver um caso. Mas só por manter o interesse o trabalho dela influenciou o caso”.

Agora, Oswalt quer se encontrar com DeAngelo na prisão, para fazer as perguntas que McNamara gostaria de fazer. “Eu sinto que esta é a última tarefa que devo para Michelle, levar para ele as perguntas do final de seu livro, falar ‘Minha mulher tem algumas perguntas para você'”, concluiu Oswalt, falando ao jornal The New York Times.

Oswalt está atualmente em três séries na TV americana: como ator em “A.P. Bio”, como narrador em “The Goldbergs” e como dublador em “Happy!”. Ele também tem um papel recorrente em “Agents of SHIELD”.