George R.R. Martin anuncia que não terminará Os Ventos de Inverno em 2018

Pelo jeito, “Game of Thrones” vai terminar antes de George R.R. Martin concluir “The Winds of Winter” (Os Ventos de Inverno), sexto livro da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que […]

George R.R. Martin Divulgação/HBO

Pelo jeito, “Game of Thrones” vai terminar antes de George R.R. Martin concluir “The Winds of Winter” (Os Ventos de Inverno), sexto livro da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deu origem à série. O autor George R. R. Martin confirmou que a obra, penúltima prevista para a saga, não será lançada este ano.

A revelação foi feita pelo escritor em um comunicado para divulgar seu novo livro, “Fire and Blood”, sobre a história da dinastia Targaryen (a família de Daenerys).

“Não, o inverno não está chegando… Não em 2018, pelo menos”, escreveu Martin. “Vocês vão ter que continuar esperando por ‘The Winds of Winter’. Vocês poderão, porém, voltar a Westeros”.

O autor encerra o comunicado dizendo que irá voltar a trabalhar em “Winds of Winter”.

A frustração dos fãs com o atraso da obra já dura anos. O último livro da saga, “A Dança dos Dragões”, saiu em 2011, mesmo ano em que a HBO estreou “Game of Thrones”. A partir da 6ª temporada, exibida em 2016, a série ultrapassou a história dos livros – o que revoltou uma parcela dos leitores.

Muitos fãs da saga de Martin se recusam a ver a série para não saber spoilers do próximo livro. Entretanto, “The Winds of Winter” nunca fica pronto. E o escritor já disse que ele não encerra a narrativa, prometendo outro livro “em seguida”.

De todo modo, a trama literária deverá contar uma história muito diferente da vista na TV, já que Martin é o autor original e não fará adaptação do trabalho dos roteiristas da série, responsáveis por concluir a atração televisiva em prazos também elásticos.

“Game of Thrones” vai se encerrar apenas em 2019, pulando 2018, apesar de produzir apenas seis episódios em sua 8ª e última temporada.