“Despacito” é a “Macarena” da geração YouTube. O clipe da música do porto-riquenho Luis Fonsi quebrou seu próprio recorde e entrou para a história digital ao se tornar o primeiro vídeo a ultrapassar 5 bilhões de visualizações no YouTube.
A façanha aconteceu na quarta-feira (4/4), oito meses após “Despacito” se tornar o vídeo mais visto da história do portal de vídeos. O clipe também já tinha sido o primeiro na história do portal a chegar a 3 bilhões de visualizações – e posteriormente a 4 bilhões.
Atrás de “Despacito”, os vídeos mais assistidos são os clipes de “See You Again” (atualmente com 3,4 bilhões), do americano Wiz Khalifa, música da trilha do filme “Velozes e Furiosos 7”, e “Gangnam Style”, (3,1 bilhões), a “Macarena” sul-coreana do cantor Psy.
Embora mais tocada nas rádios brasileiras, a versão americana da canção, interpretada por Justin Bieber, fez bem menos sucesso no YouTube, com 7,6 milhões de visualizações.
Luis Fonsi considera que a versão de Bieber ajudou a música a se tornar mais conhecida no mercado internacional, mas foi a participação do rapper porto-riquenho Daddy Yankee que “fez a faixa explodir”.
O clipe original foi dirigido por Carlos Perez em San Juan, Porto Rico, em dezembro de 2016.