Após polêmicas, Rubens Ewald Filho continua como comentarista do Oscar na TNT

O canal pago TNT decidiu manter Rubens Ewald Filho como comentarista oficial de suas transmissões do Oscar e outros eventos de premiação do cinema americano, além de seu canal no Youtube, onde […]

O canal pago TNT decidiu manter Rubens Ewald Filho como comentarista oficial de suas transmissões do Oscar e outros eventos de premiação do cinema americano, além de seu canal no Youtube, onde comanda o programa quinzenal “Rubens Responde”.

O veterano crítico se viu no centro de uma polêmica com seus comentários, durante a transmissão do Oscar 2018. A própria TNT veio a público se desculpar pelo ocorrido, informando que posteriormente decidiria “o futuro de sua participação nas transmissões e conteúdos digitais da marca”.

Quem esperava uma desculpa do crítico, recebeu um comunicado em que apenas confessou “uma confusão minha de termos técnicos de expressão”. No caso, de que a atriz chilena Daniela Vergas era, “na verdade, um rapaz”. A estrela transgênero do longa “Uma Mulher Fantástica”, vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, fez história ao ser a primeira transexual a participar da cerimônia como apresentadora.

Acostumado a fazer comentários maldosos durante as transmissões, Rubens Ewald Filho também destilou seu desprezo por algumas atrizes, como Saoirse Ronan, indicada pela terceira vez ao prêmio da Academia, e Frances McDormand, vencedora pela segunda vez do Oscar de Melhor Atriz. Ele não se retratou por esses comentários.

Coube à TNT fazer isso por ele.

“A TNT e o próprio Rubens Ewald Filho entendem que, durante a transmissão do Oscar 2018, o comentarista não soube se expressar da forma correta, e a escolha das usadas palavras não refletem a visão, os valores e posição editorial da marca. Por isso, pedimos desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida. Estamos contentes que nossa sociedade está evoluindo e tem se preocupado cada vez mais com o respeito à diversidade. Nós estamos comprometidos em acompanhar essa evolução e, principalmente, com intuito de que a linguagem usada em todas as nossas plataformas esteja alinhada com nossos valores, e não permitiremos mais que episódios como o ocorrido esse ano voltem a se repetir”, diz a nota.

“Assim como em 2017, o jornalista foi escalado exclusivamente para a transmissão do Oscar, por ser um dos mais respeitados e conceituados críticos de cinema do país. No YouTube oficial da TNT, o programa ‘Rubens Responde’ continuará normalmente, com sua grade quinzenal. Lançado em janeiro deste ano, a produção dá a oportunidade ao público de enviar perguntas para o jornalista sobre os mais diversos assuntos e temas.”