Jogador Nº 1 imita Stranger Things com pôsteres que referenciam filmes dos anos 1980

Lembra quando “Stranger Things” reciclou diversos pôsteres de filmes dos anos 1980 (e 1970) para divulgar sua 2ª temporada? O marketing da Warner achou que seria uma ideia original fazer o mesmo com “Jogador Nº 1”. Afinal, não é uma série, mas um filme de Steven Spielberg, que dirigiu/produziu vários clássicos da época, portanto… mais legítimo?

Enfim, os avatares animados (e não o elenco) de “Jogador Nº 1” ganharam diversos pôsteres que fazem referências a cartazes de filmes clássicos – e de outros nem tanto. Veja abaixo e tente identificar cada um dos títulos originais – para ajudar, um dos longas é na verdade dos anos 1960. O exercício é praticamente um ensaio para a sessão de “Jogador Nº 1”, que, no fundo, é um filme sobre os filmes que você já viu.

O longa, que marca a volta do diretor Steven Spielberg à ficção científica, é uma adaptação do livro homônimo de Ernie Cline. A história se passa em 2044, quando a humanidade se conecta no Oasis, uma utopia virtual, onde as pessoas podem viver o que sonham, interagir com outros jogadores e até se apaixonar. Mas o protagonista Wade Watts (Tye Sheridan, de “X-Men: Apocalipse”) quer mais que sonhar. Ele pretende resolver o enigma do criador do Oasis (Mark Rylance, de “Ponte dos Espiões”), que escondeu uma série de pistas na realidade virtual para premiar quem resolvê-las com a herança de sua enorme fortuna – e até o próprio Oasis. Milhões tentam conseguir o prêmio, sem sucesso, mas Wade está na frente da competição. Isto porque as chaves do enigma são baseadas numa cultura esquecida que ele domina: o entretenimento pop dos anos 1980.

Assim como o personagem procura pistas para o ovo dourado, escondido pelo Willy Wonka futurista, o público também tem centenas de easter eggs na produção para identificar. Os vídeos disponibilizados já trouxeram várias menções à cultura pop, desde o protagonista da animação “O Gigante de Ferro” (1999) até o DeLorean de “De Volta para o Futuro” (1985). Por sinal, estas referências estão entre os pôsteres abaixo.

O elenco também inclui Olivia Cooke (série “Bates Motel”), Ben Mendelsohn (série “Rogue One: Uma História Star Wars”), Simon Pegg (“Missão Impossível: Nação Fantasma”), Hannah John-Kamen (série “Killjoys”), Ralph Ineson (“A Bruxa”), T.J. Miller (“Deadpool”), Lena Waithe (série “Master of None”), Win Morisaki (“Gokusen: The Movie”) e Letitia Wright (“Pantera Negra”).

“Jogador Nº1” estreia em 29 de março no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna

Back to site top
Change privacy settings