Rede CW anuncia que produzirá mais séries por ano

A rede CW anunciou que passará a exibir séries também aos domingos nos Estados Unidos. Isto significa quatro séries a mais por ano – duas na temporada de outono e duas durante […]

A rede CW anunciou que passará a exibir séries também aos domingos nos Estados Unidos. Isto significa quatro séries a mais por ano – duas na temporada de outono e duas durante o verão.

A decisão foi comunicada nesta quarta (14/2) pelo presidente da rede, Mark Pedowitz, após a CW encomendar nove pilotos para a próxima temporada, um número recorde. No ano passado, o canal produziu apenas cinco pilotos.

“Ao expandir sua programação para seis noites, a CW agora poderá dar a nossos fãs ainda mais séries, algo que eles são tão apaixonados. A transmissão televisiva continua sendo a base da nossa abordagem multi-plataforma para levar nossa programação aos espectadores”, disse Pedowitz, no comunicado. “Ao longo dos últimos sete anos, a CW adicionou mais de 80 horas de programação original para sua programação. Agora esse número vai subir ainda mais, à medida que crescemos nossa programação de transmissão e continuamos a adicionar conteúdo em todas as plataformas”.

O canal nunca teve tradição dominical. Lançado em 2007, com a fusão das redes UPN (canal da Paramount) e WB (Warner), a CW exibiu naquele ano o final da série “Sétimo Céu” nos domingos, logo seguida por “Life Is Wild”, que foi cancelada na 1ª temporada, em fevereiro de 2008. Desde então, a rede fez algumas experiências sem sucesso com sua programação dominical, até deixar que as emissoras afiliadas preenchessem o horário com noticiários, infomerciais ou com o que considerassem melhor.

Pedwoitz chamou a expansão de “uma vitória” para as afiliadas, que receberão outra noite de programação forte, e para os proprietários da CW, a CBS e a Warner, cujos estúdios produzem todas as séries do canal e, assim, obterão oportunidades de receitas adicionais, ao ter mais séries para vender no mercado internacional e para as plataformas digitais.

A mudança acontece após a CW perder o spin-off de “Riverdale” centrado na bruxinha Sabrina para a Netflix e fortifica a rede após a venda dos estúdios Fox para a Disney, que, entre os cenários possíveis, pode fazer com a que o canal remanescente de Rupert Murdoch adote uma programação de variedades, com menos séries, a partir de 2019.

Pedowitz, que assumiu a presidência da CW em 2011, disse que ainda é cedo para dizer quais séries vão ocupar o horário de domingo no próximo outono americano, mas devem ser franquias estabelecidas.

Vale lembrar que um dos pilotos encomendados pela CW é um remake da série “Charmed”, que durante os anos 1990 ocupava as noites de domingo do antigo canal WB.