Guillermo del Toro vai presidir o Festival de Veneza 2018

Guillermo del Toro vai voltar ao Festival de Veneza em 2018, após vencer a edição do ano passado com seu filme “A Forma da Água”. Mas desta vez não será para competir. […]

Guillermo del Toro vai voltar ao Festival de Veneza em 2018, após vencer a edição do ano passado com seu filme “A Forma da Água”. Mas desta vez não será para competir. Ele foi convidado a presidir o júri da competição do Leão de Ouro deste ano.

“Servir de presidente em Veneza é uma honra e responsabilidade imensa que aceito com respeito e gratidão”, o cineasta declarou, em comunicado. “Veneza é uma janela para o cinema mundial e a oportunidade de celebrar seu poder e relevância cultural”, completou.

O diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, elogiou o escolhido. “Guillermo del Toro personifica a generosidade, o amor pelo cinema passado ou futuro e a paixão pelo tipo de cinema que pode desencadear emoções, afetar as pessoas e, ao mesmo tempo, fazê-las refletir. Em virtude de sua imaginação viva, sensibilidade incomum e sua confiança no poder das imagens, ele trouxe à vida um universo fantástico no qual o amor e o medo podem coexistir, e valorizar a diversidade é um valor fundamental”.

No ano passado, o júri que deu o Leão de Ouro para “A Forma da Água” foi presidido pela atriz Annette Bening.

A 75ª edição do evento vai acontecer de 29 de agosto a 8 de setembro na cidade italiana.