Escritor de Maze Runner pede desculpas por assédios

O autor da franquia literária “Maze Runner”, James Dashner, publicou no Twitter um pedido de desculpas por seu comportamento e prometeu “procurar aconselhamento e orientação”, após ter sido publicamente dispensado por seu […]

O autor da franquia literária “Maze Runner”, James Dashner, publicou no Twitter um pedido de desculpas por seu comportamento e prometeu “procurar aconselhamento e orientação”, após ter sido publicamente dispensado por seu agente e se ver envolvido em denúncias de assédio sexual.

“Passei os últimos dias reexaminando minhas ações e pesquisando minha alma”, disse Dashner, acrescentando que ele agora acredita que tem sido “parte do problema” no que diz respeito ao assédio sexual e à discriminação na indústria editorial.

“Eu não honrei ou compreendi completamente limites e dinâmicas de poder”, acrescentou o autor. “Eu posso afirmar sinceramente que nunca machuquei outra pessoa de forma intencional. Mas, para os afetados, peço desculpas”.

As alegações contra Dashner, Jay Asher e outros escritores populares da literatura juvenil foram postadas num tópico de comentários no site do School Library Journal. As denúncias são todas anônimas e não dão maiores detalhes. Mas, após confrontar Dashner, seu agente Michael W. Bourret resolveu dispensá-lo. “Eu não poderia, em boa consciência, continuar trabalhando com James, e o dispensei ontem”, disse Bourret à imprensa.

Asher também sofreu represálias, sendo expulso da Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros para Crianças, além de também perder sua representação pela agência de Andrea Brown. Mas, ao contrário de Dashner, não pediu desculpas. Em vez disso, apresentou-se como um sedutor irresistível, com diversas relações consensuais, e exigiu retratação.

A última adaptação cinematografia de Dashner, “Maze Runner: A Cura Mortal”, estreou nos cinemas no mês passado.