Selton Mello prepara minissérie baseada em O Alienista, clássico de Machado de Assis

O multitalentoso Selton Mello (“O Filme da Minha Vida”) prepara uma minissérie sobre o conto clássico “O Alienista”, de Machado de Assis. Ele pretende dirigir e produzir a adaptação, além de ter […]

O multitalentoso Selton Mello (“O Filme da Minha Vida”) prepara uma minissérie sobre o conto clássico “O Alienista”, de Machado de Assis. Ele pretende dirigir e produzir a adaptação, além de ter trabalhado no desenvolvimento da abordagem com o autor Filipe Miguez (da novela “Cheias de Charme”) e seu parceiro Marcelo Vindicatto (roteirista dos três filmes dirigidos por Selton).

Publicado em 1882, “O Alienista” é uma comédia de humor negro e gira em torno do Dr. Bacamarte, um médico renomado que, ao voltar da Europa, cria a Casa Verde, uma espécie de manicômio, e passa a internar todos os moradores de sua cidade, por acreditar que cada um tem um grau diferente de loucura. Ao perceber que prendera 75% dos moradores, constata que a taxa era tão elevada que não poderia ser exceção, mas regra, e que, portanto, a verdadeira loucura seria ser normal. Diante desta conclusão, decide liberar a todos e passar a internar os 25% “normais”. A história ainda tem golpe político, corrupção legislativa e conclusão improvável.

Selton Mello aguarda a aprovação do projeto para marcar as gravações. “A conversa já está avançada. Nós desenvolvemos em formato de minissérie, e estou esperando eles darem o sinal verde para realizar o trabalho”, disse ao blog Notícias da TV. “Estamos numa fila de espera para entrar em produção. É uma fila grande”, avisa.

Enquanto o projeto não sai, Selton tem outros trabalhos na Globo. Ele vive o anti-herói da minissérie “Treze Dias Longe do Sol”, que a rede passa a exibir a partir de segunda (8/1). E também está sendo sondado para voltar às novelas em 2019, na primeira trama das 21h escrita por Manuela Dias, com quem trabalhou em “Ligações Perigosas”, minissérie de 2016.

O ator também será visto na Netflix em 2018, interpretando um delegado da Polícia Federal em “O Mecanismo”, série de José Padilha (“Narcos”) sobre a Operação Lava-Jato.