Novo Star Wars mantém liderança folgada contra avalanche de estreias nos EUA

“Star Wars: Os Últimos Jedi” deu nova demonstração de sua força, ao se manter com folga na liderança das bilheterias da América do Norte pelo segundo fim de semana seguido. A produção […]

“Star Wars: Os Últimos Jedi” deu nova demonstração de sua força, ao se manter com folga na liderança das bilheterias da América do Norte pelo segundo fim de semana seguido. A produção da Disney/Lucasfilm enfrentou nada menos que cinco estreias amplas, o que fez com que rendesse menos que o esperado, mas permaneceu bem distante dos demais lançamentos, com o dobro da bilheteria do 2º lugar.

Mesmo assim, seus US$ 68,4M (milhões) arrecadados nos últimos três dias representam a maior queda semanal de faturamento da franquia: um recuo de 69% em relação à estreia na semana anterior.

Tudo somado, o filme já está com US$ 365M no mercado doméstico e US$ 745M em todo o mundo. Deve ultrapassar os US$ 800M no Natal (25/12) e ainda nem estreou na China.

O estreante mais bem posicionado foi “Jumanji: Bem-Vindo à Selva”, que arrecadou US$ 34M em 2º lugar. O reboot/continuação da aventura juvenil de 1995 aparentemente agradou a crítica, com 77% de aprovação no Rotten Tomatoes. Mas estes números se materializaram após as primeiras resenhas destilarem extrema negatividade. O que houve? A maioria achou que o “charme” do elenco (Dwayne Johnson, Karen Gillan, Kevin Hart e Jack Black) compensou uma história absurda e muito fraca. Entretanto, entre condescendência e 77% de aprovação existe um abismo. O lançamento está marcado para 4 de janeiro no Brasil.

Em 3º lugar, “A Escolha Perfeita 3” não contou com a mesma boa vontade. Considerado o pior da trilogia, o filme foi trucidado com 29% de aprovação. Isto é menos da metade da cotação do segundo filme, que foi recebido com aval de 65% da crítica norte-americana. E vale lembrar que o primeiro foi uma unanimidade, com 80% de resenhas positivas.

Apesar das bordoadas, a continuação abriu com US$ 20,4M, um começo razoável para uma produção de orçamento médio. Mas tem um detalhe: a estreia no Brasil sumiu do cronograma da distribuidora, que lançou o último trailer legendado em setembro.

Daí em diante, os fracassos se tornam mais claros. A começar pelo musical “O Rei do Show”, que abriu em 4º lugar. Indicado a três Globos de Ouro, o longa da Fox arrecadou apenas US$ 8,6M, 10% de seu orçamento. E, apesar do oba-oba da “imprensa estrangeira de Hollywood”, não impressionou a crítica norte-americana, com 51% no Rotten Tomatoes. Curiosamente, os maiores elogios e os comentários mais negativos tiveram o mesmo alvo: o clima de exaltação otimista, a energia positiva e a cafonice conservadora, sem matizes, do longa.

A tombo seguinte vem em 7º lugar. Em “Pequena Grande Vida”, Matt Damon é encolhido para acompanhar o novo tamanho de sua carreira, após os fracassos consecutivos de “A Grande Muralha”, “Suburbicon” e comentários polêmicos sobre assediadores. Assim como “Suburbicon“, o filme dirigido por Alexander Payne ambicionava prêmios e foi lançado no Festival de Veneza. Mas foi rejeitado pelo público (US$ 4,6M) e recebeu a mesma avaliação de “O Rei do Show”: 51%. Desembarca em 22 de janeiro no Brasil.

A comédia “Correndo Atrás de um Pai” conquistou apenas uma distinção: pior estreia da semana, tando do ponto de vista artístico quanto comercial. Filho bastardo de “Debi & Lóide” e “Mamma Mia!”, o longa traz Ed Helms (“Férias Frustadas”) e Owen Wilson (“Os Estagiários”) como irmãos gêmeos (!) em busca da identidade de seu pai biológico. E foi deserdado tanto pelo público (US$ 3,2M) quanto pela crítica (22%). Nova tentativa está marcada para 18 de janeiro no Brasil.

BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte

1. Star Wars: Os Últimos Jedi
Fim de semana: US$ 68,4M
Total EUA: US$ 365M
Total Mundo: US$ 745,3M

2. Jumanji: Bem-Vindo à Selva
Fim de semana: US$ 34M
Total EUA: US$ 50,6M
Total Mundo: US$ 100,1M

3. A Escolha Perfeita 3
Fim de semana: US$ 20,4M
Total EUA: US$ 20,4M
Total Mundo: US$ 30,2M

4. O Rei do Show
Fim de semana: US$ 8,6M
Total EUA: US$ 13,1M
Total Mundo: US$ 13,1M

5. O Touro Ferdinando
Fim de semana: US$ 7M
Total EUA: US$ 26,5M
Total Mundo: US$ 34,1M

6. Viva – A Vida É uma Festa
Fim de semana: US$ 5,2M
Total EUA: US$ 161,3M
Total Mundo: US$ 486,3M

7. Pequena Grande Vida
Fim de semana: US$ 4,6M
Total EUA: US$ 4,6M
Total Mundo: US$ 4,6M

8. O Destino de uma Nação
Fim de semana: US$ 4,1M
Total EUA: US$ 6,9M
Total Mundo: US$ 12,3M

9. Correndo Atrás de um Pai
Fim de semana: US$ 3,2M
Total EUA: US$ 3,2M
Total Mundo: US$ 3,2M

10. A Forma da Água
Fim de semana: US$ 3M
Total EUA: US$ 7,6M
Total Mundo: US$ 7,6M