Ator mirim de It – A Coisa será super-herói no filme Shazam!

O ator mirim Jack Dylan Grazer, revelação de “It – A Coisa”, entrou no elenco de “Shazam!” num papel importante. Ele vai viver Freddy Freeman, o jornaleiro deficiente que ao dizer o […]

O ator mirim Jack Dylan Grazer, revelação de “It – A Coisa”, entrou no elenco de “Shazam!” num papel importante. Ele vai viver Freddy Freeman, o jornaleiro deficiente que ao dizer o nome de seu super-herói favorito se transforma em Shazam Jr.

A descrição oficial do personagem não vai tão longe. Na sinopse, ele é apresentado como o “melhor amigo” de Billy Batson (Asher Angel) e “a única pessoa que conhece a verdade” sobre o alter-ego adulto de Billy. Portanto, não está claro se ele vai voar com o uniforme azul do Shazam Jr. Mas, como os dois atores tem idade próxima, a versão revisada da origem dos personagens ganha força. Nela, eles são irmãos adotivos – assim como Mary Bromfield, que é irmã gêmea de Batson em outras versões.

Em todas as versões dos quadrinhos, Billy Batson se transforma num adulto superfortão (que no filme será o menos fortão Zachary Levy) proferindo a palavra mágica Shazam!, um acrônimo formado pelas iniciais de deuses, semideuses e profetas do mundo antigo – Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio -, que conferem ao jovem seus atributos heroicos.

Além de Asher Angel (série “Andi Mack”) e Zachary Levi (série “Chuck”), o filme também tem confirmada a participação de Mark Strong (“Kingsman: O Círculo Dourado) como o vilão Dr. Silvana e Grace Fulton (“Annabelle 2: A Criação do Mal”) em papel não confirmado (Mary?).

Chamado originalmente de Capitão Marvel, o herói foi criado em 1939 por Bill Parker e C.C. Beck, e chegou a ser o personagem de quadrinhos mais popular da década de 1940, com vendas mensais de 1,3 milhão de exemplares e vários spin-offs centrados na chamada “Família Marvel” – Mary Marvel, Capitão Marvel Jr., etc.

Todo esse sucesso incomodou a DC Comics, que entrou com um processo contra sua editora, a Fawcett Comics, por considerar que Capitão Marvel era plágio do Superman. Recorrendo na justiça por mais de uma década, a DC se aproveitou do endividamento da Fawcett para adquirir seus personagens – e relançar o Capitão Marvel como Shazam! nos anos 1970, incluindo-o até na Liga da Justiça. Mas suas histórias sempre foram mais leves que as dos outros heróis, por sua característica única: ser apenas uma criança, sob a aparência de um adulto superfortão.

O roteiro de “Shazam!” está sendo escrito por Darren Lemke (“Goosebumps: Monstros e Arrepios”), Henry Gayden (“Terra para Echo”) e Geoff Johns (cocriador da série “The Flash”), mas curiosamente a direção é de um especialista em terror: David F. Sandberg (“Quandos as Luzes se Apagam” e “Annabelle 2: A Criação do Mal”).

“Shazam!” é o segundo filme na fila de estreia dos heróis da DC após “Aquaman”, previsto para dezembro de 2018, e antes de “Mulher-Maravilha 2”, que chega em novembro do ano seguinte. As filmagens vão começar em fevereiro em Toronto, no Canadá, com uma estimativa de lançamento para abril de 2019.