A atriz Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar por “12 Anos de Escravidão” (2013), criticou a revista britânica Grazia UK por ter editado digitalmente a foto que ela fez para a capa da edição desta semana, inclusive alisando seu cabelo.
“Desapontada que a ‘Grazia Uk’ editou e alisou meu cabelo para se encaixar em uma noção eurocêntrica de como belos cabelos devem ser”, escreveu a atriz em seu Instagram. “Eu abraço meu patrimônio natural e, apesar de ter crescido pensando que a pele clara e o cabelo sedoso eram o padrão da beleza, agora sei que minha pele escura e cabelos soltos também são lindos”.
“Se eu tivesse sido consultada, eu teria explicado que não posso apoiar ou tolerar a omissão da minha herança nativa, visando que eles percebam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para combater o preconceito inconsciente contra a pele das mulheres negras, estilo e textura de seus cabelos”, completou.
Diante das críticas da atriz, a publicação divulgou um comunicado. “Grazia está comprometida em representar a diversidade em suas páginas e pede desculpas para Lupita. A revista gostaria de deixar claro que, em nenhum momento, fez pedidos de edição ao fotógrafo para que o cabelo de Lupita fosse alterado na capa desta semana”.
“Mas nós pedimos sinceras desculpas por não manter um alto nível editorial e garantir que estivéssemos cientes de todas as alterações ocorridas”, acrescentou a nota.
Veja abaixo o post de Lupita, que compara a foto original com a edição feita pela capa.