Doctor Who: Cena do especial de Natal mostra encontro entre dois Doutores

A rede BBC divulgou uma cena do próximo especial de Natal de “Doctor Who”, que marca a despedida de Peter Capaldi do papel-título. O vídeo marca o encontro entre dois “Doutores”, mas, […]

A rede BBC divulgou uma cena do próximo especial de Natal de “Doctor Who”, que marca a despedida de Peter Capaldi do papel-título. O vídeo marca o encontro entre dois “Doutores”, mas, curiosamente, o segundo não é Jodie Whittaker (série “Broadchurch”), que assume o protagonismo nos próximos episódios da série, mas David Bradley (série “Game of Thrones”), que interpreta o primeiro Doutor.

Intitulado “Twice Upon a Time”, o especial vai explorar a reação do Doctor Who “original” dos anos 1960 diante da descoberta de que passará por várias encarnações ao longo de sua existência. Capaldi é o 12º Doutor da série.

O artifício narrativo que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que o personagem é ferido de morte, ele se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi concebido quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro intérprete de Doctor Who, resolveu sair da série contra a vontade dos produtores.

O episódio natalino marcará a segunda vez que Bradley recria o Doctor Who vivido por Harnell. Ele já tinha vivido o ator original em outro especial, “An Adventure in Space and Time”, que comemorou os 50 anos da série.

Além dos dois, o vídeo revela a participação de Mark Gatiss, cocriador da série “Sherlock” – com Steven Moffat, o atual showrunner de “Doctor Who”, que também se despede da série no especial. Ele vive um oficial do exército britânico da 1ª Guerra Mundial.

O especial também contará com a atriz Pearl Mackie, intérprete de Billy, vista no final da 10ª temporada embarcando em sua própria jornada de aventuras espaciais. O reencontro permitirá uma despedida conjunta da dupla que esteve à frente da série na última temporada – embora Mackie tenha sido a companheira menos duradoura do Doutor, introduzida e despedida no mesmo ano. Já Capaldi dá adeus ao papel após quatro anos viajando no tempo e no espaço.

O presente natalino mais esperado pelos fãs da série, porém, é a introdução de Jodie Whittaker como a primeira mulher a viver Doctor Who. Ela será introduzida no final do especial e passará a estrelar a série a partir da 11ª temporada.

Além de um novo Doctor Who, as chaves da Tardis também irão parar nas mãos de um novo showrunner: Chris Chibnall, criador da premiada série “Broadchurch”, de onde vem Whittaker – e que era estrelada pelo ex-“Doctor Who” David Tennant.

Tradição anual da BBC, o especial natalino de “Doctor Who” será exibido em 25 de dezembro no Reino Unido e nos Estados Unidos. No ano passado, o canal pago SyFy também transmitiu o episódio simultaneamente no Brasil.