Cantor chileno processa Disney por plágio na música de Frozen que venceu o Oscar

O cantor chileno Jamie Ciero alega que o tema principal do filme “Frozen”, a música “Let It Go”, que venceu o Oscar de Melhor Canção de 2014, é semelhante à sua música […]

O cantor chileno Jamie Ciero alega que o tema principal do filme “Frozen”, a música “Let It Go”, que venceu o Oscar de Melhor Canção de 2014, é semelhante à sua música “Volar”.

Por conta disso, ele está processando os estúdios Disney e as cantoras Idina Menzel e Demi Lovato por plágio. A primeira gravou a canção na trilha do filme e a segundo cantou numa versão do hit cinematográfico.

Ciero, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, acredita que a “melodia, combinação de notas, produção, letra, textura e temas” de “Let It Go” são as mesmas de “Volar”, que ele gravou em 2008. Compare abaixo as duas canções.

Ele alega que sua música, gravada em espanhol, foi “um enorme sucesso internacional, atingindo milhões de ouvintes e entrando em inúmeras paradas de sucesso”, segundo afirmou para o site TMZ.

Agora, ele quer uma compensação, com direito a reconhecimento da autoria e participação nos lucros das vendas da trilha sonora e bilheteria do filme – que é a animação mais bem-sucedida de todos os tempos, com faturamento mundial de US$ 1,2 bilhão.

Compare abaixo as duas canções.