Playlist: 15 clipes para lembrar a carreira de Tom Petty

A morte do cantor Tom Petty, de ataque cardíaco na segunda (2/10), é uma grande perda para o rock. Com uma carreira de quatro décadas, o adolescente que amava os Beatles nos […]

A morte do cantor Tom Petty, de ataque cardíaco na segunda (2/10), é uma grande perda para o rock. Com uma carreira de quatro décadas, o adolescente que amava os Beatles nos anos 1960 chegou a tocar com dois deles, George Harrison e Ringo Starr, além, claro, de Bob Dylan, Jeff Lynne e Roy Orbison na superbanda Traveling Wilburys, sem esquecer de Stevie Nicks e até Dave Stewart, dos Eurythmics, com quem gravou grandes sucessos.

Com sua banda The Heartbreakers, Petty foi pioneiro da revitalização do country rock psicodélico sessentista, atualizando as melodias do grupo The Byrds para a geração new wave – meia década antes do R.E.M. seguir a mesma trilha. Por ter começado sua carreira antes da MTV, os primeiros – e maiores – sucessos nunca ganharam clipes oficiais. Mas apresentações bem preservadas da época podem ser vistas na seleção abaixo, que abre com uma participação do cantor no filme “FM” (1978) e segue com 15 vídeos musicais.

A lista permite demonstrar como os clipes de Petty eram criativos. É famosíssima sua transformação em Chapeleiro Louco para o vídeo de “Don’t Come Around Here no More” (1985) – aquele em que Dave Stewart toca cítara em cima de um cogumelo gigante. Mas não é o único exemplo de criatividade de sua videografia, repleta de clipes que parecem curtas metragens, como “Runnin’ Down A Dream” (1989), uma animação inspirada nos quadrinhos clássicos do Pequeno Nemo. Até Johnny Depp estrela um deles, “Into The Great Wide Open” (1991), dirigido pelo cineasta Julien Temple (“Absolute Beginners”).

Veja e ouça abaixo o legado de Tom Petty.