Irmão de Pablo Escobar e Netflix travam batalha legal pelo controle da marca Narcos

A Netflix e a família de Pablo Escobar estão em meio a uma disputa judicial pela marca de “Narcos”, de acordo com o site The Hollywood Reporter. Em entrevista, Roberto de Jesus […]

A Netflix e a família de Pablo Escobar estão em meio a uma disputa judicial pela marca de “Narcos”, de acordo com o site The Hollywood Reporter. Em entrevista, Roberto de Jesus Escobar Gaviria, o irmão do célebre traficante colombiano, ameaçou “acabar com a série” se o serviço de streaming não pagar US$ 1 bilhão para sua empresa, Escobar Inc., por violação de propriedade intelectual.

“A Netflix está assustada. Eles nos mandaram uma longa carta para nos ameaçar”, ele disse. No documento, o streaming contesta as acusações, dizendo que são “fraudulentas”.

Os advogados dos produtores de “Narcos” ridicularizam a ação. “Por exemplo”, escreveu Jill M. Pietrini na carta enviada ao irmão de Pabro, obtida pelo THR, “Escobar alega que tem usado ‘Narcos’ em conexão com coisas como ‘operar um website’ e ‘serviços de games prestados online a partir de uma rede de computador’ desde 31 de janeiro de 1986. Entretanto, a internet não estava desenvolvida para consumo amplo em 1986, nem tinha capacidade de oferecer serviços audiovisuais, muito menos games que funcionassem online”.

Além disso, demonstram a tentativa de fraude ao identificarem o registro da marca “Narcos” feito por Escobar em 2016, um ano após a estreia da série.

Mas, segundo o CEO da Escobar Inc., Olof Gustafsson, a Netflix estaria começando a ceder. “No começo, eles se recusaram a nos reconhecer. Depois que registramos todas as marcas e foi concedido a nós algumas delas, eles nos enviaram uma carta de desistência. Depois disso, nossos advogados e os deles entraram em acordo de que precisavam nos pagar alguma coisa. Agora é questão de determinar quanto.”

“Narcos” é um dos maiores sucessos do serviço de streaming, que voltará em 2018 para sua 4ª temporada. Além da série, a marca também rendeu um game, “Narcos: Cartel Wars”.