Paul Greengrass vai filmar thriller sobre terrorista real para a Netflix

O diretor britânico Paul Greengrass (“Jason Bourne”) vai fazer um filme para a Netflix. Segundo o site Deadline, ele vai dramatizar um atentado terrorista verídico, ocorrido em Oslo, na Noruega, em 2011. […]

O diretor britânico Paul Greengrass (“Jason Bourne”) vai fazer um filme para a Netflix. Segundo o site Deadline, ele vai dramatizar um atentado terrorista verídico, ocorrido em Oslo, na Noruega, em 2011.

A diferença deste atentado para outros ataques recentes é que foi cometido por um cristão extremista de direita. Anders Behring Breivik detonou uma bomba perto do escritório do primeiro-ministro norueguês, matando oito pessoas em 2011. Sem ser detido, viajou usando roupas de policial até uma ilha, onde disparou contra dezenas de jovens que participavam de um acampamento. Ele foi condenado a 21 anos de prisão – a sentença máxima permitida na Noruega.

O longa terá um orçamento de US$ 20 milhões e será rodado na própria Noruega. Ainda não há previsão para a estreia.

Greengrass é especialista em filmar thrillers baseados em eventos reais, como “Domingo sangrento” (2002), sobre o massacre cometido por tropas britânicas contra manifestantes irlandeses, em 1972, “Vôo United 93” (2006), que retratava o sequestro de um dos aviões usados nos ataques de 11 de setembro, e “Capitão Phillips” (2013), sobre a invasão de piratas somalis a um navio americano. Ele também dirigiu três filmes da franquia de Jason Bourne.