Roteirista de Roubo em Família, novo filme de Steve Soderbergh, não existe

O site The Hollywood Reporter foi investigar um rumor de que a roteirista creditada em “Roubo em Família” (Logan Lucky), novo filme dirigido por Steven Soderbergh, é um pseudônimo. Oficialmente, o nome […]

O site The Hollywood Reporter foi investigar um rumor de que a roteirista creditada em “Roubo em Família” (Logan Lucky), novo filme dirigido por Steven Soderbergh, é um pseudônimo. Oficialmente, o nome da estreante Rebecca Blunt aparece como sendo a responsável pelo roteiro. Mas ela nunca foi ao set, com a desculpa de que mora na Inglaterra, nem deu entrevistas em lugar algum. E mais: nem dará entrevistas, com nova desculpa, porque trabalha em outro projeto. Para completar, como é estreante, nem sequer tem biografia conhecida, algo tampouco aprofundado no escasso material de imprensa produzido sobre a equipe do filme.

O detalhe é que o roteiro é a parte mais elogiada de “Roubo em Família”, que conquistou a crítica norte-americana e atualmente tem 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Isto levantou suspeitas de que o nome fosse um pseudônimo.

Uma das fontes ouvidas pelo site diz que emails com o nome de Rebecca Blunt foram trocados com membros da equipe, o que limita o número de suspeitos para alguém com acesso aos endereços eletrônicos da produção.

A apuração levou a três possíveis nomes. A resposta mais simples é que o texto pode ser do próprio diretor, que costuma adotar pseudônimos quando acumula funções.

Outra opção, que parece ser a favorita da maioria, é que o roteiro foi escrito pela esposa de Soderbergh, Jules Asner. Se assim for, a ex-modelo e apresentadora do canal pago E! conseguiu um feito notável. Na verdade, seu único trabalho anterior no cinema foi uma pequena participação na comédia “O Império (do Besteirol) Contra-Ataca” (2001). Mas ela sabe escrever, como demonstrou seu romance “Whacked”, lançado em 2008 com críticas positivas.

Há ainda uma possibilidade do roteiro ter sido escrito por outro apresentador da E!, John Henson, ex-roteirista-produtor do programa “Talk Soup”, que teria trabalhado com Soderbergh há alguns anos em um projeto parecido.

Após a publicação da reportagem, Soderbergh replicou à Entertainment Weekly: “Bem, isso vai ser novidade para Rebecca Blunt”.
E acrescentou: “Quando as pessoas fazem uma declaração como essa, elas devem ter muito cuidado, especialmente quando é uma roteirista mulher que tem o seu primeiro roteiro produzido”.

A produtora Bleecker Street, responsável pelo lançamento do longa, não quis comentar.

O filme estreia em 18 de agosto nos Estados Unidos, mas apenas dois meses depois no Brasil, em 12 de outubro.