Cine PE anuncia selecionados para a edição 2017 do festival

O festival Cine PE anunciou os selecionados para sua 21ª edição, que vai acontecer de 23 a 29 de maio na cidade de Recife, no tradicional Cinema São Luiz – tombado como […]

O festival Cine PE anunciou os selecionados para sua 21ª edição, que vai acontecer de 23 a 29 de maio na cidade de Recife, no tradicional Cinema São Luiz – tombado como patrimônio histórico.

A mostra competitiva de longas-metragens segue o modelo enxuto dos anos anteriores com apenas seis títulos, tanto documentários quanto ficção. Com mais de 100 filmes lançados por ano no pais, era de se esperar que os festivais aumentassem suas vagas, mas apenas o Festival do Rio tem refletido o crescimento da oferta de produções em longa-metragem no país. Mesmo o Festival de Brasília tem exibido a média de seis filmes, que é a mesma da época da crise criativa do cinema brasileiro.

Além dos seis longas da competição, o festival exibirá 20 curtas, dentro de mostra de cunho estadual. Haverá também uma seleção de filmes hors concours, que contará com dois longas, um média e um curta.

Os atores Rodrigo Santoro e Cássia Kis Magro e o crítico pernambucano Luiz Joaquim serão os homenageados desta edição, que conta com curadoria do cineasta Bruno Torres, da escritora e professora de cinema Amanda Mansur e do documentarista e professor de cinema da UFPB Matheus Andrade. A realização é de Sandra Bertini, diretora da produtora BPE.

Longas selecionados para a o Cine PE 2017

“O Crime da Gávea”, de André Warwar (RJ)
“Borrasca”, de Fernando Garcia (SP)
“Toro”, de Edu Felistoque (SP)
“Los Leones”, de André Lage (MG)
“O Jardim das Aflições”, de Josias Teófilo (PE)
“O Silêncio da Noite É que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, de Petrônio Lorena (PE)