Atrizes de Criminal Minds ameaçam sair da série

A série “Criminal Minds” mal sobreviveu à recente reformulação de elenco, após a demissão do ator Thomas Gibson, e já enfrenta outro problema. A rede CBS renovou a atração para sua 13ª […]

A série “Criminal Minds” mal sobreviveu à recente reformulação de elenco, após a demissão do ator Thomas Gibson, e já enfrenta outro problema.

A rede CBS renovou a atração para sua 13ª temporada antes de renovar os contratos de seus quatro atores mais antigos, que se encerraram em maio. Joe Mantegna e Matthew Gray Gubler fecharam acordo para continuar na série, mas, segundo o site Deadline, Kirsten Vangsness e AJ Cook estão atualmente no meio de um impasse em suas negociações, exigindo paridade salarial com os colegas homens.

As atrizes vivem JJ e Penelope, personagens que fazem parte da série desde a 1ª temporada. E estaria dispostas a abandonar o programa se não conseguirem receber o mesmo salário dos homens.

Não é a primeira vez que as atrizes reclamam da disparidade entre salários. Em 2013, elas pressionaram por aumentos, denunciando que recebiam menos da metade do valor pago para os atores. Entretanto, mesmo conquistando um salário melhor, continuaram defasadas em relação aos colegas.

Para complicar, os produtores de “Criminal Minds” já demonstraram não ter tato para lidar com as atrizes do programa. Em 2010, eles optaram por dispensar AJ Cook e reduzir a participação de Paget Brewster, deixando Vangsness como a única mulher do elenco fixo. Isto causou grande descontentamento entre os fãs da série, e a reação negativa fez com que Cook e Brewster fossem reintegradas posteriormente.

Mas as idas e vindas deixaram Paget Brewster irritada e ela acabou optando por sair em 2012. Até que as reviravoltas da última temporada a trouxeram de volta, com um novo contrato, para seu papel original após cinco anos.

“Criminal Minds” é uma das séries mais antigas da rede CBS e ainda atrai uma audiência respeitável, sintonizada por cerca de 10,8 milhões de telespectadores ao vivo.

No Brasil, a atração é exibida pelo canal pago AXN.