Remake de Duna será escrito por roteirista vencedor do Oscar

O remake da sci-fi clássica “Duna” terá um roteirista vencedor do Oscar. A produção contratou Eric Roth, que conquistou o Oscar de Melhor Roteiro por “Forrest Gump” (1995) e foi indicado outras […]

O remake da sci-fi clássica “Duna” terá um roteirista vencedor do Oscar. A produção contratou Eric Roth, que conquistou o Oscar de Melhor Roteiro por “Forrest Gump” (1995) e foi indicado outras três vezes ao prêmio, para adaptar a história de Frank Herbert, que chegou a ser considerada infilmável no século passado.

Conhecido por ser um dos livros de ficção científica mais complexos de todos os tempos, “Duna” já foi adaptado para o cinema por David Lynch em 1984, mas o resultado final sofreu intervenções do produtor Dino De Laurentiis e, apesar de visualmente inovador, não foi muito bem recebido. A obra também originou uma minissérie do canal Syfy em 2000.

A nova produção terá direção de Denis Villeneuve em sua terceira sci-fi consecutiva, após o reconhecimento de público e crítica conquistado por “A Chegada” e a grande expectativa que cerca o vindouro “Blade Runner 2049”.

“Duna” se passa no futuro e em outro planeta, um local árido chamado Arrakis, que produz uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. Quem controla a Especiaria tem uma vantagem econômica significativa diante dos adversários, o que faz com que a família real que supervisiona o local sofra um atentado. Apenas seu filho escapa e procura se vingar, usando a ecologia bizarra daquele mundo como sua principal arma. Em especial, os vermes gigantes que habitam as grandes dunas – e que são os verdadeiros responsáveis pela produção da Especiaria.

Ainda não tem previsão para o remake chegar aos cinemas.