Polêmica: psiquiatras alertam que assistir 13 Reasons Why pode ser perigoso

Como tudo que repercute com intensidade, a série “13 Reasons Why” começou a render ressalvas. A situação é mais complicada, neste caso, por se tratar de receios da comunidade psiquiátrica. Produzida pela […]

Como tudo que repercute com intensidade, a série “13 Reasons Why” começou a render ressalvas. A situação é mais complicada, neste caso, por se tratar de receios da comunidade psiquiátrica. Produzida pela cantora Selena Gomez, que diz ter se identificado com as situação de depressão vivida por sua protagonista, a série adapta o livro “Os Treze Porquês”, de Jay Asher, que lista 13 motivos que levaram uma jovem ao suicídio.

Em seu Facebook, o psiquiatra Luís Fernando Tófoli divulgou um texto com 13 Alertas sobre “13 Reasons Why” para pais, educadores e profissionais de saúde. Em um trecho, ele afirma: “O programa tem o potencial de causar danos a pessoas que estão emocionalmente fragilizadas e que poderão, sim, ser influenciadas negativamente. Não é absurdo inclusive considerar que, para algumas pessoas, a série possa induzir ao suicídio. Portanto, pessoas em situações de risco deveriam ser desencorajadas a assistir a série”.

O comentário leva à questionar se “13 Reasons Why” pode servir de gatilho para quem sofre de depressão ou tem tendências suicidas. Por tratar o suicídio de forma metódica e explícita, poderia a série influenciar adolescentes a se matarem?

“Não é uma opinião pessoal, e sim um fato: a veiculação ou divulgação de um suicídio pode inspirar pessoas que pensam no assunto”, disse Carmita Abdo, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), ao jornal O Globo. “Se, por um lado, estamos nos solidarizando pela Hannah e mostrando os riscos que ela pode sofrer dentro de situações cotidianas, por outro estamos, talvez sem saber, dando munição para muitos indivíduos que sofrem de desequilíbrio mental. Uma saída para a ficção é falar sobre o suicídio como algo que se pode combater, em vez de se afirmar somente que é um evento horrível.”

No fim do 13º e último episódio, a Netflix exibe um documentário de 30 minutos com atores, produtores e psiquiatras alertando sobre os perigos e impactos psicológicos dos temas retratados na série. Também traz um link (13reasonswhy.info) no qual jovens que enfrentam problemas semelhantes podem buscar ajuda — no Brasil, os contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV), estão disponíveis. Além disso, no começo dos episódios com conteúdo de violência ou abuso sexual, uma mensagem é exibida recomendando a discrição do espectador.

De acordo com Carlos Correia, voluntário do CVV, desde a estreia da série o número de atendimento diários aumentou de 50 para cerca de 300 e, muitas vezes, “13 Reasons Why” é mencionada. “Essa é uma situação comum na ficção, já aconteceu com outras séries, filmes, livros. Vimos como positiva a oportunidade de ajudar os espectadores da série, que podem nunca ter ouvido falar no CVV”, defende Correia.

No documentário exibido ao final da série, produtores e roteiristas se defendem. “Muitas pessoas nos perguntaram por que nós mostramos Hannah se matando da forma como fizemos. Trabalhamos duro para que (a cena) não fosse gratuita. Queríamos que fosse difícil de ver, para ficar claro que não há nada que valha a pena (no suicídio)”, diz o showrunner Brian Yorkey.