Google lança YouTube TV, seu serviço de TV por assinatura

As operadoras de TV paga estão ganhando mais uma dor de cabeça. O Google vem aí. Na quarta-feira (5/4), a empresa começou a divulgação do novo serviço de seu portal de vídeos […]

As operadoras de TV paga estão ganhando mais uma dor de cabeça. O Google vem aí. Na quarta-feira (5/4), a empresa começou a divulgação do novo serviço de seu portal de vídeos YouTube. A novidade, chamada de YouTube TV, é basicamente uma versão online do serviço oferecido pelas operadoras, com assinaturas para algumas das principais redes americanas de televisão dos Estados Unidos, como a ABC, CBS, Fox e NBC, além de canais fechados destes grupos, incluindo programação de esportes (ESPN, Fox Sports Networks, Comcast SportsNet), notícias (CNBC, MSNBC e Fox News Channel) e entretenimento (FX, USA, Disney Channel e Bravo), por exemplo.

O preço não é exatamente acessível para o bolso brasileiro. A assinatura mais básica do pacote com cerca de 50 canais vai sair por US$ 35 (aproximadamente R$ 110) nos EUA.

O comercial divulgado mostra que, por este valor, é possível assistir TV em todo o lugar, inclusive nos celulares, e armazenar séries para assistir mais tarde, sem limites de espaço, com a tecnologia de nuvem, além de permitir uma interação entre os aparelhos móveis e os monitores de televisão.

“O YouTube TV foi criado especificamente para as necessidades de uma nova geração de fãs de TV, que desejam assistir ao que quiserem, quando quiserem, como quiserem, sem compromisso”, explicou Susan Wojcicki, diretora-executiva do YouTube, no comunicado de lançamento.

O serviço é uma mistura da atividade das operadoras tradicionais de cabo com a tecnologia de streaming disseminada pela Netflix. Diferente da TV por assinatura tradicional, em que é necessária a instalação de cabos e decodificadores, no serviço da Google basta uma conexão por internet de alta velocidade, disponível em qualquer smart phone.

A princípio, a novidade está sendo lançada apenas em algumas cidades do território norte-americano, como Nova York, Los Angeles, São Francisco, Chicago e Filadélfia, com oferta de um mês de graça para degustação. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do serviço para outros países.