Kleber Mendonça Filho desenvolve série sobre os cinemas de rua do Brasil

O cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”, vai realizar uma série documental sobre a história de importantes salas de cinema de rua. O projeto foi apresentado na feira de audiovisual Rio […]

O cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”, vai realizar uma série documental sobre a história de importantes salas de cinema de rua.

O projeto foi apresentado na feira de audiovisual Rio Content Market, que se encerrou na sexta (10/3). Na ocasião, o diretor explicou a premissa: “Cada sala funciona como um personagem, e, a partir delas, vamos desenvolvendo outras histórias, mostrando o impacto que elas têm na comunidade”.

A série é importante por destacar um aspecto da produção cinematográfica pouco valorizado pelas leis de incentivo e abandonado pela Ancine: o parque exibidor.

Durante 20 anos, Kleber Mendonça Filho foi o coordenador do cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, onde tratou de questões comuns aos programadores de cinemas. Ele vai voltar a exercer a mesma função para o Instituto Moreira Salles.