Jane Fonda revela ter sido estuprada na infância e assediada em Hollywood

A famosa atriz Jane Fonda, que aos 79 anos estrela a série “Grace and Frankie”, revelou ter sofrido abuso sexual quando ainda era menor e ter sido explorada pela maior parte de […]

A famosa atriz Jane Fonda, que aos 79 anos estrela a série “Grace and Frankie”, revelou ter sofrido abuso sexual quando ainda era menor e ter sido explorada pela maior parte de sua carreira em Hollywood.

“Eu fui estuprada, fui abusada sexualmente quando era criança e fui demitida porque não dormia com meu chefe e sempre pensei que era culpa minha, que não fiz ou não disse a coisa certa”, ela afirmou à colega Brie Larson (“O Quarto de Jack”), em uma conversa publicada na revista “Net-a-Porter”.

Sem dar detalhes sobre os abusos ou nomear o chefe (produtor ou diretor) que a assediou, ela continuou: “Eu conheço garotas que foram estupradas e nem sabiam que era estupro. Elas pensam: ‘Deve ter sido porque eu disse ‘não’ do modo errado’. Uma das grandes coisas que o movimento feminista tem feito é nos fazer perceber que [estupro e abuso não são] nossa culpa, fomos violadas e isso não está certo.”

A atriz, que vendeu dois Oscars por “Klute – O Passado Condena” (1971) e “Amargo Regresso” (1978), ficou marcado pelo seu engajamento contra a Guerra do Vietnã nos anos 1970, o que lhe causou problemas na vida profissional e lhe rendeu o apelido pejorativo de “Hanoi Jane”. Mas confessou que levou anos para se posicionar em Hollywood sobre questões mais básicas, como remuneração e papéis que desempenhou.

Nem no auge de sua carreira, nas décadas de 1970 e 1980, recebeu salários que refletissem sua importância. “Nunca recebi uma grande quantia de dinheiro, nunca pensei que valesse a pena”, disse a atriz, sobre sua acomodação. “Para mim, era assim que as coisas eram, os rapazes ganham mais. Estou tão satisfeita que as pessoas estejam sentindo uma raiva justa por isso agora.”

Jane Fonda também disse que levou 60 anos para “aprender a dizer não” para projetos que não lhe agradavam. “Se alguém me oferecesse alguma coisa, eu dizia ‘sim’”, afirmou. “Eu não sabia como me posicionar.”