O YouTube anunciou uma novidade que promete aquecer o mercado de TV paga. A plataforma, conhecida por disponibilizar gratuitamente vídeos online, vai lançar um serviço de TV, com canais ao vivo e conteúdo offline. Diferente dos serviços de streaming, a ideia é utilizar uma rede IP para entrar na briga do mercado da TV por assinatura.
O anúncio foi feito na noite de terça (28/2) por meio de uma entrevista coletiva, transmitida pelo YouTube, e sacudiu o mercado americano.
De acordo com Susan Wojcicki, diretora executiva da Google, o YouTube TV disponibilizará cerca de 40 canais como ABC, CBS, Fox, NBC, CW, ESPN, E!, Disney Channel e SyFy. E também oferecerá conteúdo original, produzido pelos criadores presentes no serviço pago da plataforma, o YouTube Red, além de filmes sob demanda (VOD).
O YouTube TV deve passar a funcionar ainda neste ano, custando cerca de U$ 35 ao mês. Mas algumas emissoras, como Fox Soccer Plus e Showtime, só poderão ser vistas por um preço adicional. O serviço poderá ser acessado de qualquer dispositivo móvel e permite até seis contas de usuários para cada assinante, além de oferecer gravação digital ilimitada do conteúdo, com base na tecnologia de nuvem.
A princípio, o serviço será oferecido apenas nos Estados Unidos. Mas o YouTube é uma marca global e a tendência desse tipo de negócio é avançar para vários países.
O YouTube já oferece serviços de video sob demanda (VOD) no Brasil, funcionando como uma locadora online. Atualmente, é possível ver filmes como “Doutor Estranho”, “Trolls”, “O Nascimento de uma Nação” e “Sully” por preços que variam de R$ 49,9 a R$ 6,9 por “locação”.