Moonlight é o grande vencedor do “Oscar indie”

O drama “Moonlight” foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema indie, considerado o “Oscar do cinema independente americano”. O filme escrito e dirigido por Barry Jenkins conquistou […]

O drama “Moonlight” foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema indie, considerado o “Oscar do cinema independente americano”. O filme escrito e dirigido por Barry Jenkins conquistou todos os cinco prêmios que disputava: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição e Fotografia, além do troféu Robert Altman de melhor elenco.

Por causa do troféu Robert Altman, cujo vencedor é definido previamente, nenhum dos atores de “Moonlight” disputou prêmios de interpretação. Assim, Casey Affleck ficou com o troféu de Melhor Ator por “Manchester à Beira-Mar” e Isabelle Huppert com mais uma estatueta de Melhor Atriz por “Elle” – um dia depois de conquistar o César, na França.

Entre os coadjuvantes, Ben Foster venceu por “A Qualquer Custo” e Molly Shannon surpreendeu com o reconhecimento a seu trabalho em “The Other People”.

Dos três brasileiros que concorriam, apenas um celebrou. O produtor Rodrigo Teixeira compartilhou a vitória do filme “A Bruxa” em duas categorias, Melhor Filme de Estreia e Melhor Roteiro de Estreia. O terror é uma coprodução da empresa brasileira RT Features, de Teixeira, com estúdios americanos.

“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, que concorria na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, perdeu para o alemão “Toni Erdmann”, de Maren Ade. Já “Melhores Amigos”, que concorria a Melhor Roteiro, escrito pelo americano Ira Sachs e o brasileiro Maurício Zacharias, foi um dos longas que perdeu para “Moonlight”.

Confira abaixo a lista completa dos premiados.

Vencedores do Independent Film Awards 2017

Melhor Filme
Moonlight

Melhor Diretor
Barry Jenkins (Moonlight)

Melhor Atriz
Isabelle Huppert (Elle)

Melhor Ator
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Atriz Coadjuvante
Molly Shannon (Other People)

Melhor Ator Coadjuvante
Ben Foster (A Qualquer Custo)

Melhor Roteiro
Barry Jenkins (Moonlight)

Melhor Filme de Estreia
A Bruxa

Melhor Roteiro de Estreia
Robert Eggers (A Bruxa)

Melhor Edição
Joi McMillon e Nat Sanders (Moonlight)

Melhor Direção de Fotografia
James Laxton (Moonlight)

Melhor Documentário
O.J.: Made in America

Melhor Filme Estrangeiro
Toni Erdmann (Alemanha e Romênia)

Prêmio John Cassavetes (Melhor Filme Feito com Menos de US$ 500 mil)
Spa Night

Prêmio Robert Altman (Melhor Elenco)
Moonlight