O drama “Moonlight” foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema indie, considerado o “Oscar do cinema independente americano”. O filme escrito e dirigido por Barry Jenkins conquistou todos os cinco prêmios que disputava: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição e Fotografia, além do troféu Robert Altman de melhor elenco.
Por causa do troféu Robert Altman, cujo vencedor é definido previamente, nenhum dos atores de “Moonlight” disputou prêmios de interpretação. Assim, Casey Affleck ficou com o troféu de Melhor Ator por “Manchester à Beira-Mar” e Isabelle Huppert com mais uma estatueta de Melhor Atriz por “Elle” – um dia depois de conquistar o César, na França.
Entre os coadjuvantes, Ben Foster venceu por “A Qualquer Custo” e Molly Shannon surpreendeu com o reconhecimento a seu trabalho em “The Other People”.
Dos três brasileiros que concorriam, apenas um celebrou. O produtor Rodrigo Teixeira compartilhou a vitória do filme “A Bruxa” em duas categorias, Melhor Filme de Estreia e Melhor Roteiro de Estreia. O terror é uma coprodução da empresa brasileira RT Features, de Teixeira, com estúdios americanos.
“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, que concorria na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, perdeu para o alemão “Toni Erdmann”, de Maren Ade. Já “Melhores Amigos”, que concorria a Melhor Roteiro, escrito pelo americano Ira Sachs e o brasileiro Maurício Zacharias, foi um dos longas que perdeu para “Moonlight”.
Confira abaixo a lista completa dos premiados.
Vencedores do Independent Film Awards 2017
Melhor Filme
Moonlight
Melhor Diretor
Barry Jenkins (Moonlight)
Melhor Atriz
Isabelle Huppert (Elle)
Melhor Ator
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Melhor Atriz Coadjuvante
Molly Shannon (Other People)
Melhor Ator Coadjuvante
Ben Foster (A Qualquer Custo)
Melhor Roteiro
Barry Jenkins (Moonlight)
Melhor Filme de Estreia
A Bruxa
Melhor Roteiro de Estreia
Robert Eggers (A Bruxa)
Melhor Edição
Joi McMillon e Nat Sanders (Moonlight)
Melhor Direção de Fotografia
James Laxton (Moonlight)
Melhor Documentário
O.J.: Made in America
Melhor Filme Estrangeiro
Toni Erdmann (Alemanha e Romênia)
Prêmio John Cassavetes (Melhor Filme Feito com Menos de US$ 500 mil)
Spa Night
Prêmio Robert Altman (Melhor Elenco)
Moonlight