O Sindicato dos Produtores dos EUA (PGA, na sigla em inglês) estendeu seu tapete vermelho para “La La Land”, premiando o musical como Melhor Filme do ano na noite de sábado (28/1).
A vitória no PGA Awards é praticamente uma antecipação da consagração no Oscar 2017. Desde 2000, as duas premiações só diferiram três vezes, quando “Moulin Rouge!” (2001), “Pequena Miss Sunshine” (2006) e “A Grande Aposta” (2015) venceram o prêmio dos produtores e, digamos assim, os filmes errados (“Uma Mente Brilhante”, “Os Infiltrados” e “Spotlight”) ficaram com Oscar.
Nas três ocasiões em que houve divergência, o Oscar optou por filmes que tiveram mais vitórias prévias na temporada e maior quantidade de indicações em sua própria cerimônia. Com recorde de indicações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, 14 ao todo, “La La Land” é o favorito para o troféu deste ano.
Nas demais categorias de cinema, o PGA Awards também distribuiu troféus para candidatos considerados favoritos. “Zootopia” venceu como Melhor Animação, enquanto “O.J: Made in America” foi elenco o Melhor Documentário. Na televisão, “The People v O.J Simpson” ganhou como Melhor Minissérie, repetindo o Emmy, o Globo de Ouro, etc. As ousadias da noite ficaram na definição das melhores séries: “Stranger Things” em Drama e “Atlanta” como Comédia.
Confira abaixo a lista completa dos premiados.
Vencedores do PGA Awards 2017
Melhor Filme
La La Land
Melhor Animação
Zootopia
Melhor Documentário
O.J.: Made in America
Melhor Minissérie ou Telefilme
The People v O.J Simpson – American Crime Story
Melhor Série de Drama
Stranger Things
Melhor Série de Comédia
Atlanta
Melhor Série de Documentário
Making a Murderer
Melhor Série Digital
Comedians in Cars Getting Coffee
Melhor Programa Infantil
Vila Sésamo
Melhor Programa de Competição
The Voice
Melhor Programa de Variedades
Last Week Tonight with John Oliver
Melhor Programa Esportivo
Real Sports with Bryant Gumbel e VICE World of Sports (empate)