Kristen Stewart publica artigo científico sobre inteligência artificial

Depois de atriz, modelo e recentemente diretora, Kristen Stewart busca ser reconhecida como cientista. Ela foi coautora de uma artigo científico sobre Inteligência Artificial, desenvolvido em parceria com Bhautik J Joshi e […]

Depois de atriz, modelo e recentemente diretora, Kristen Stewart busca ser reconhecida como cientista. Ela foi coautora de uma artigo científico sobre Inteligência Artificial, desenvolvido em parceria com Bhautik J Joshi e David Shapiro, respectivamente engenheiro de efeitos especiais e produtor de sua estreia na direção, o curta “Come Swim”.

Publicado online no site arXiv.org, vinculado à Universidade de Cornell, instituição de ensino privada de Nova York, o texto explica uma técnica digital desenvolvida para o filme, chamada Transferência de Estilo Neural, que na verdade é uma forma de inteligência artificial que transfere o estilo visual de uma coisa para outra usando um mapeamento de imagens baseado no aprendizado de uma máquina.

O filme mostra duas perspectivas do dia de um homem, com metade das imagens com visual realista e a outra metade no estilo de pintura impressionista. Este efeito foi realizado por meio da Transferência de Estilo Neural.

Segundo o artigo, trata-se de “uma técnica marcante e recentemente desenvolvida que usa redes neurais para redesenhar artisticamente uma imagem no estilo de uma imagem usada como fonte”.

O artigo cientifico detalha o uso desta técnica em um cenário de produção, aplicando-a para redesenhar cenas-chave em ‘Come Swim’ no estilo da pintura impressionista que inspirou o filme. “Documentamos como a técnica pode ser conduzida dentro da estrutura de um processo criativo iterativo para obter uma aparência desejada e propor o amplo mapeamento do espaço de parâmetros para o controle criativo. Esperamos que este mapeamento possa fornecer ideias sobre prioridades em pesquisas futuras.”

O site permite que qualquer pessoa submeta artigos acadêmicos sem precisar da “aprovação dos pares”, ou seja, não foi necessário que um professor ou pesquisador de alta graduação aprove o conteúdo antes de publicá-lo. No entanto, todo o conteúdo submetido é moderado.

E os frequentadores da comunidade elogiaram a pesquisa.

“Come Swim” está na programação do Festival de Sundance, nos EUA.