Ethan Hawke e Noomi Rapace vão filmar o assalto que originou a Síndrome de Estocolmo

Os atores Ethan Hawke (“Boyhood”) e Noomi Rapace (“Prometheus”) vão estrelar “Stockholm”, dramatização da história real que deu origem ao termo “Síndrome de Estocolmo”. Com roteiro e direção de Robert Budreau (“Born […]

Os atores Ethan Hawke (“Boyhood”) e Noomi Rapace (“Prometheus”) vão estrelar “Stockholm”, dramatização da história real que deu origem ao termo “Síndrome de Estocolmo”.

Com roteiro e direção de Robert Budreau (“Born to Be Blue”), o filme vai encenar o famoso assalto ao banco de Estocolmo, capital da Suécia, em 1973, que deixou clientes e bancários como reféns de criminosos armados durante seis dias. Mas o que chamou atenção mundial na situação não foi a demora na negociação da crise e sim a forma como os reféns simpatizaram com os criminosos, chegando a tentar defendê-los.

Segundo o site da revista Variety, a trama do filme será baseada num artigo escrito por Daniel Lang em 1974 na revista New Yorker, intitulado “The Bank Drama”. Foi este artigo, por sinal, que inspirou o psiquiatra Nils Bejerot a cunhar o termo Síndrome de Estocolmo para identificar o estado mental de vítimas que desenvolvem ligações empáticas com quem as vitima.

As filmagens estão marcadas para abril, na Suécia, cenário do assalto real e país natal de Rapace, mas ainda não há previsão de estreia.