Troféu do cinema ibero-americano premia Aquarius e Boi Neon

A 3ª edição do Prêmio Fênix Ibero-Americano de Cinema consagrou o filme chileno “Neruda”, de Pablo Larraín, e destacou duas produções brasileiras, “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, e “Boi Neon”, de Gabriel […]

A 3ª edição do Prêmio Fênix Ibero-Americano de Cinema consagrou o filme chileno “Neruda”, de Pablo Larraín, e destacou duas produções brasileiras, “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, e “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro.

Os filmes brasileiros levaram dois troféus cada: Melhor Direção e Atriz (Sônia Braga) para “Aquarius”, e Melhor Roteiro (Mascaro) e Fotografia (Diego García) para “Boi Neon”.

“Neruda”, por sua vez, ficou com quatro prêmios. Além de Melhor Filme, conquistou os troféus de Montagem, Direção de Arte e Figurino.

Para completar, o thriller de época argentino “O Clã” também levou dois prêmios, com destaque para o de Melhor Ator conquistado para o veterano Guillermo Francella.

Entre os documentários, “Tempestade” não deixou chances para os concorrentes, vencendo os três troféus disponíveis na categoria.

O Prêmio Fênix Ibero-Americano de Cinema é uma das duas premiações recentes que buscam ser consideradas o “Oscar ibero-americano”. A outra é o Prêmio Platino. Curiosamente, ambos foram criados no mesmo ano, com suas primeiras edições realizadas em 2014. No ano passado, o Fênix elegeu outro filme de Pablo Larraín, “O Clube”, como melhor do ano, enquanto o Platino preferiu o colombiano “O Abraço da Serpente”, de Ciro Guerra.

Vencedores do prêmio Fênix do Cinema Ibero-Americano 2016

Melhor Filme
“Neruda”

Melhor Diretor
Kleber Mendonça Filho, por “Aquarius”

Melhor Atriz
Sônia Braga, por “Aquarius”

Melhor Ator
Guillermo Francella, por “O Clã”

Melhor Roteiro
Gabriel Mascaro, por “Boi Neon”

Melhor Direção de Fotografia
Diego García, por “Boi Neon”

Melhor Montagem
Hervé Schneid, por “Neruda”

Melhor Direção de Arte
Estefania Larrain, por “Neruda”

Melhor Figurino
Muriel Parra, “Neruda”

Melhor Som
Vicente D’Elia e Leandro de Loredo, por “O Clã”

Melhor Trabalho de Exibição
“Os 33”

Melhor Trilha Sonora Original
Leonardo Heiblum e Jacobo Lieberman, por “Tempestade”

Melhor Documentário
“Tempestade”

Melhor Direção de Fotografia de Documentário
Ernesto Pardo, por “Tempestade”

Prêmio pela Carreira
Alejandro Jodorowsky