Diretor português de Tabu vai filmar Os Sertões, clássico literário de Euclides da Cunha

O diretor português Miguel Gomes (“Tabu”, “As Mil e Uma Noites”) vai filmar um clássico da literatura brasileira. Segundo o blog Sem Legenda, ele fará a adaptação de “Os Sertões”, de Euclides […]

O diretor português Miguel Gomes (“Tabu”, “As Mil e Uma Noites”) vai filmar um clássico da literatura brasileira. Segundo o blog Sem Legenda, ele fará a adaptação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

O plano do diretor é fazer uma adaptação no estilo do que fez em “As Mil e uma Noites”, ou seja, uma trilogia. Os filmes seguirão as divisões da obra de Euclides da Cunha, que possui três partes distintas, intituladas A Terra, O Homem e A Luta.

Originalmente concebido como uma reportagem sobre a Guerra de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo, a narrativa foi reunida e publicada como livro em 1902, tornando-se uma das principais epopeias da língua portuguesa, ao traçar um panorama profundo sobre a vida no interior nordestino no início do século 20. É deste livro que vêm a máxima “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”, que marcou época e influenciou inúmeros escritores no país.