Livro inédito de Tolkien, sobre o amor entre um homem e uma elfa, será lançado no ano que vem

Vem aí um livro inédito de J.R.R. Tolkien! Escrito pelo autor de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” em 1917, “Beren e Lúthien” chegará às livrarias quando completar 100 anos, em […]

Vem aí um livro inédito de J.R.R. Tolkien! Escrito pelo autor de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” em 1917, “Beren e Lúthien” chegará às livrarias quando completar 100 anos, em maio de 2017 pela editora HarperCollins.

O conto traz a história do perigoso amor entre um homem, Beren, e uma elfa, Lúthien. Na trama passada na Terra Média, o pai de Lúthien, um lorde elfo, que é contra o relacionamento dos dois, dá a Beren uma tarefa impossível, que deverá ser cumprida antes que os dois possam se casar. Beren e Lúthien foram citados por Tolkien em outros trabalhos seus, como “O Silmarillion” e “O Senhor dos Anéis”.

De acordo com o editor da HarperCollins, “Beren e Lúthien” é um “elemento essencial na evolução” de “O Silmarillion”, primeiro e último livro no qual o escritor trabalhou. Tolkin terminou o conto em 1917 depois que voltou da Batalha de Somme, onde atuou como um comunicador, mas os primeiros rascunhos da obra datam desde 1914.

A história de “Beren e Lúthien” foi tão importante para J.R.R. Tolkien que os nomes dos personagens estão gravados na lápide em que o autor divide com a esposa, Edith.

Este é um dos muitos textos do autor que estão sendo trazidos à público pela primeira vez. A obra inédita será editada por Christopher Tolkien, filho do autor, num livro que incluirá passagens em prosa e verso de textos posteriores de Tolkien, e ilustrada por Alan Lee.

O cineasta Peter Jackson, responsável pelas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, já mencionou que poderia voltar ao universo de Tolkien num projeto que reunisse “O Silmarillion” e outros contos.

beren-e-luthien