Kit Harington vai estrelar e produzir minissérie sobre o anarquista Guy Fawkes

O ator Kit Harington (o Jon Snow de “Game of Thrones”) vai estrelar e produzir uma minissérie sobre o anarquista Guy Fawkes para a BBC. Segundo o site da revista Variety, a minissérie será composta por três episódios e contará a história verídica do ataque terrorista de Fawkes, que tentou explodir a Câmera dos Lordes no Parlamento britânico e assassinar o Rei James I em 1605.

O ato de Fawkes é lembrado anualmente com festividades no Reino Unido. No começo, sancionado por celebrar o fato do Rei ter sobrevivido. Mas, ao longo dos anos, o atentado ganhou nova conotação, transformando Fawkes numa espécie de herói popular.

A transição começou com publicações baratas (penny dreadfuls) do fim do século 19 e se completou com os quadrinhos de “V de Vingança” nos anos 1980, nos quais um mascarado inspirado em Fawkes combatia a política fascista de um futuro britânico distópico. Quando a minissérie de Alan Moore e David Lloyd virou filme em 2005, as máscaras de V (ou Fawkes) entraram na cultura pop mundial, ganhando as ruas em manifestações como o movimento Occupy.

A minissérie estrelada por Harington será financiada pela rede BBC e está sendo desenvolvida com o título provisório de “Gunpowder”

Harington, por sinal, tem uma ligação genética com a história, já que seria descendente direto de Robert Catesby, um dos conspiradores aliados de Fawkes.