Festival do Rio perde gordura para ficar mais atraente

A 18ª edição do Festival do Rio, que começa nesta quinta (6/10), tem menos gordura que as anteriores, mas ficou mais atraente em termos de programação – “um luxo”, como define a […]

A 18ª edição do Festival do Rio, que começa nesta quinta (6/10), tem menos gordura que as anteriores, mas ficou mais atraente em termos de programação – “um luxo”, como define a diretora artística Ilda Santiago.

“Já tivemos num ano 400 filmes. Ninguém consegue ver isso. E se a pessoa vir 100 terá sempre a sensação ruim de que perdeu 300”, Ilda declarou à imprensa. Este ano serão “apenas” 250 títulos, exibidos em 11 dias, no lugar dos tradicionais 15 dias de duração.

Em vez da quantidade, o festival mirou na qualidade. Entre os destaques da programação, que começa com a exibição da sci-fi “A Chegada”, do canadense Denis Villeneuve (“Sicario”), estão os vencedores dos festivais de Cannes e Veneza, respectivamente “Eu, Daniel Blake”, do inglês Ken Loach, que levou a Palma de Ouro, e “A Mulher que se Foi”, do filipino Lav Diaz, detentor do Leão de Ouro.

Além destes, a programação inclui três outros filmes premiados este ano em Cannes: “Toni Erdmann”, da alemã Maren Ade, que venceu prêmio da crítica e é um dos mais cotados para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, “É Apenas o Fim do Mundo”, do canadense Xavier Dolan, que levou o Grande Prêmio do Juri, e “Personal Shopper”, estrelado por Kristen Stewart, que rendeu o troféu de Melhor Direção ao francês Olivier Assayas.

Já a lista do Festival de Veneza inclui os dois filmes que dividiram o Leão de Prata de Melhor Direção: “La Región Salvaje”, do mexicano Amat Escalante, e “Paradise”, do russo Andrei Konchalovsky.

Há ainda novos trabalhos de Terrence Malick (“Voyage of Time”), Wim Wenders (“Os Belos Dias de Aranjuez”), André Téchiné (“Being 17”), Bruno Dumont (“Mistério na Costa Chanel”), Jeff Nichols (“Loving”), Bertrand Bonello (“Sarah Winchester, Ópera Fantasma e Nocturama”), Hong Sang-soo (“Você e os Seus”), Werner Herzog (“Eis os Delírios do Mundo Conectado”), Jim Jarmusch (“Gimme Danger”), Ira Sachs (“Melhores Amigos”), Andrzej Zulawski (“Cosmos”), Sergei Loznitsa (“Austerlitz”), Johnnie To (“Three”), Kelly Reichardt (“Certain Women”), Todd Solondz (“Wiener-Dog”), Terence Davies (“A Canção do Pôr do Sol”) e Kevin Smith (“Yoga Hosers”).

Entre os nacionais, a maior curiosidade fica por conta de “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, que tentará vaga no Oscar 2017, “Barata Ribeiro, 716”, de Domingos Oliveira, vencedor do Festival de Gramado, o documentário “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, premiado no Festival de Cannes, e “Elis”, de Hugo Prata, também premiado em Gramado – todos exibidos fora de competição.

Já a mostra competitiva terá novos filmes de Eliane Caffé, Andrucha Waddington e José Luiz Villamarim, além de abrir espaço para estreantes já bem conhecidos do público, como a atriz Leandra Leal, que lança seu primeiro trabalho como diretora. Clique aqui para ver a lista completa dos filmes brasileiros selecionados para o festival.

Serão 30 pontos de exibições, entre salas, lonas, projeções ao ar livre no Boulevard Olímpico da Praça Mauá e espaços adaptados como a grande sala de eventos do Palácio das Artes. Além do Odeon, em plena Cinelândia, o festival vai servir também para reinaugurar outro cinema tradicional do centro do Rio, o Roxy, agora com três salas.

Entre as programação especial de homenagens deste ano, o evento pega carona no documentário “Cinema Novo” para propor uma espécie de revisão crítica do movimento e ainda outorgar um prêmio de carreira a Cacá Diegues. Também homenageia os 15 anos de “Lavoura Arcaica” (2001), projetando a versão restaurada do filme cultuado de Luiz Fernando Carvalho. E para completar projetará o clássico “Ganga Bruta” (1933), de Humberto Mauro, para saudar o crítico José Carlos Avellar, que morreu este ano, e o lendário Paulo Emílio Salles Gomes, que completaria 100 anos. Era o filme favorito de ambos.