Estreias: YouTubers e DVDs ocupam as telas de cinema nesta semana

Nada menos que 14 produções chegam aos cinemas nesta quinta (6/10). São tantas, que tem até DVDs no meio, e duas das estreias amplas giram em torno de celebridades do YouTube local. […]

Nada menos que 14 produções chegam aos cinemas nesta quinta (6/10). São tantas, que tem até DVDs no meio, e duas das estreias amplas giram em torno de celebridades do YouTube local. Produção para o público de cinema? Também tem.

A maior aposta do circuito, “É Fada!” traz a youtuber Kéfera Buchmann como protagonista e também lança a adolescente de novelas Klara Castanho nos cinemas. A comédia ocupa 650 salas para mostrar como uma fadona grosseira transforma uma garotinha normal numa patricinha. A moral deste conto de fadas para crianças a partir dos 12 anos é uma piada: que aparência e superficialidade são tudo nessa época de redes sociais e youtubers no cinema.

Mais palavrões num produto que parece infantil? O YouTube ajuda, novamente. A animação “Festa da Salsicha” ganhou adaptação e dublagem do canal Porta dos Fundos e lançamento em 235 salas. O texto original é da dupla Seth Rogen e Evan Goldberg, os mesmos degenerados por trás de “É o Fim” (2013) e “A Entrevista” (2014), que imaginaram uma história sobre os duplos sentidos que se dá aos comestíveis, como salsicha mole e rosquinha doce. Por isso, muitas das piadas não funcionam em português – bun, por exemplo, pode tanto ser pão quanto bunda em inglês. Daí, a necessidade de adaptação. Mas é irônico dizer que se trata de um filme para “adultos”.

Filme adulto de verdade não tem vez no circuito dos shoppings, como demonstra a distribuição do ótimo suspense britânico “Nosso Fiel Traidor”, estrelado por Ewan McGregor. O longa confirma a boa fase de adaptações de John Le Carré, desde que o brasileiro Fernando Meirelles filmou “O Jardineiro Fiel” (2005). Como nas melhores histórias do mestre da literatura de espionagem, o novo filme é mais cerebral que repleto de ação. A trama envolve um complô internacional, que coloca um turista entre a máfia russa e o serviço secreto britânico. Diversão refinada, com 71% de aprovação no site Rotten Tomatoes, é para a plateia seleta de 36 salas no Brasil.

Antítese da contenção de “Nosso Fiel Traidor”, “Assassino a Preço Fixo 2 – A Ressurreição” traz Jason Statham dando tiros e socos de forma espalhafatosa, como preferem os cinemas de shoppings. Além da bela Jessica Alba, o filme de ação destaca cenários de cartão postal, entre eles o Rio de Janeiro, com direito ao indefectível salto do bondinho do Pão de Açúcar, cena turística obrigatória desde que James Bond lançou a moda em 1979. Só 26% dos críticos americanos engoliram os exageros, mas por aqui vale o segundo maior lançamento da semana, em 242 salas.

Em contraste, o bom suspense argentino “No Fim do Túnel” ignora paisagens, apostando no clima claustrofóbico, ao concentrar sua ação num único imóvel. Leonardo Sbaraglia, um dos melhores atores do cinema argentino atual, que está também no suspense brasileiro “O Silêncio do Céu”, vive um cadeirante que aluga o andar de cima de seu sobrado para uma stripper e sua filha, enquanto assaltantes se arrastam pelo subsolo para assaltar um banco ao lado. Candidato a remake americano, é cheio de reviravoltas e prende a atenção. Quando Hollywood lançar sua versão com Jason Statham, deve chegar aos shoppings. Mas por enquanto está em apenas 15 salas.

Três títulos da programação são produções de terror barato. O maior destaque é “12 Horas para Sobreviver – O Ano da Eleição”, cujo título mal-traduzido parece visar esconder que este é o terceiro filme da franquia iniciada por “Uma Noite de Crime” (2013). A distribuidora coloca tão pouca fé que lançou em 65 salas. E não havia razão para nada disso, pois fez o mesmo sucesso que os anteriores nos EUA, e ainda terá continuação.

Com menos fama, o britânico “A Maldição da Floresta” sai-se bem melhor, chegando a 115 salas. E é também o melhor filme em cartaz no circuito de multiplexes neste fim de semana. A partir da premissa básica da família na casa distante, no meio do mato, conjura monstros e terrores capazes de assustar para valer. A aprovação no Rotten Tomatoes é impressionante para o gênero: 71%. Vencedor dos festivais Toronto After Dark e Screamfest, o diretor Corin Hardy passou a ser assediado pelos grandes estúdios após esta estreia modesta, e deve finalmente tirar do papel o remake de “O Corvo” (1994).

O terror “Lâminas da Morte – A Maldição de Jack, o Estripador” completa o trio como o primeiro DVD da leva. Não, não foi sequer lançado em Blu-ray nos EUA.

Mas os fãs de terror também podem se deliciar com o drama indie “Irmã”, cujos personagens chegam a ser confundidos com monstros por um menino. O filme tem carimbo de cult em cada detalhe, a começar pela protagonista, um freira gótica. A adolescente tem sua fé testada ao saber o destino do irmão, que retorna da guerra traumatizado. Ao voltar para casa, ela aproveita o Halloween para recuperar sua identidade perdida, com cabelos coloridos, roupas pretas e a predileção pelo rock de melodias graves. Detalhe 1: a mãe da menina é vivida por Ally Sheedy, a gótica do clássico “Clube dos Cinco” (1985). Detalhe 2: o filme tem aprovação de 100% no Rotten Tomatoes! Detalhe 3: a distribuição é em apenas 5 salas no país inteiro. Por quê? Porque tem DVD e YouTube nos cinemas.

O lançamento francês compulsório da semana é a comédia “Um Doce Refúgio”, sobre um homem que decide pegar um caiaque e sair sem rumo. A metáfora, claro, não chega a lugar algum.

Há ainda três documentários. “Humano – Uma Viagem pela Vida” mapeia as diferenças da humanidade em época de grandes migrações de refugiados, com fotografia deslumbrante. Os demais são dois musicais: “O Último Tango”, sobre o casal mais famoso de dançarinos de tango, com produção de Wim Wenders, e “The Rolling Stones – Havana Moon”, DVD antecipado nos cinemas, que não é o filme exibido no Festival de Toronto sobre a turnê latina da banda, mas o registro simples e integral do show em Havana, que preenche alguns minutos do outro lançamento.

Para completar, “Batman – O Retorno da Dupla Dinâmica” leva com exclusividade à rede Cinemark uma animação produzida para Blu-ray nos EUA, que só não chegará direto em DVD no Brasil por ter sessões especiais em tela grande neste fim de semana. A produção volta a reunir os atores da série clássica do Batman, Adam West (Batman), Burt Ward (Robin) e Julie Newmar (Mulher-Gato), para dublarem os personagens que encarnaram pela primeira vez em 1966. A obra é uma homenagem ao cinquentenário da atração, realizada no mesmo tom (agora retrô) bem-humorado que misturava quadrinhos, pop art, nonsense e pastelão de forma inovadora para sua época. O DVD chega em quatro semanas, com preço mais barato que o ingresso do cinema.