A rede britânica BBC divulgou três trailers do novo spin-off da série “Doctor Who”, intitulado “Class”. As prévias tem participação do próprio Doutor (Peter Capaldi) e citações à rica mitologia que a originou, com direito à cenas clássicas de “Doctor Who” e lembrança do final trágico de Clara Oswald (Jenna Coleman).
“Class” acompanha um grupo de alunos da escola da falecida professora Clara. Acontece que a Coal Hill School tem uma longa tradição em “Doctor Who”, aparecendo desde o primeiríssimo episódio da atração, “An Unearthly Child”, exibido em novembro de 1963.
Após servir de locação para a estreia da série, o colégio londrino só voltou a ser lembrado num episódio de 1988, quando o Doutor viajou no tempo de volta a 1963, para resolver problemas que deixara inacabados em sua primeira aparição na Terra. Foi necessário outro longo hiato para o lugar voltar a ganhar destaque. Isto aconteceu no especial de 50 anos da série, justamente quando Clara Oswald virou a nova companheira de aventuras do Doutor.
A chegada de Clara mudou a relação da produção com a escola fictícia e, a partir da 8ª temporada, a maioria dos episódios incluiu cenas relacionadas com o local, destacando seus professores e alunos.
“Class”, porém, não deve retomar nenhum dos personagens já conhecidos. Pelos menos, é o que indica o elenco principal, encabeçado por Katherine Kelly (séries “Mr. Selfridge” e “Happy Valley”), como uma professora, e os jovens Greg Austin (também de “Mr. Selfridge”), Fady Elsayed (visto em “Penny Dreadful”), Sophie Hopkins (“The Devil Knows You’re Here”) e a estreante Vivian Oparah, escalados como estudantes da Coal Hill School.
Criada por Patrick Ness (roteirista da vindoura fantasia “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”), a série está sendo descrita como uma espécie de “Buffy – A Caça Vampiros” britânica. “Eu sempre me perguntei se poderia haver uma ‘Buffy’ britânica, e só mesmo o brilhante Patrick Ness para descobrir como fazer isso acontecer”, disse o produtor executivo Steven Moffat (“Doctor Who”) no press release divulgado pela BBC.
O novo spin-off vem suprir uma lacuna no universo de “Doctor Who”, que já chegou a ter duas séries derivadas, “Torchwood”, para um público mais velho, e “The Sarah Jane Adventures”, para crianças. A primeira foi cancelada por baixa audiência e a segunda pela morte da atriz principal, Elisabeth Sladen, em 2011.
A estreia de “Class” está marcada para 22 de outubro no Reino Unido.