Atriz de Os Pássaros denuncia assédio de Alfred Hitchcock em livro de memórias

A atriz Tippi Hedren, protagonista de dois clássicos de Alfred Hitchcock, “Os Pássaros” (1963) e “Marnie, Confissões de uma Ladra” (1964), está acusando o diretor de perseguição e assédio sexual durante as […]

A atriz Tippi Hedren, protagonista de dois clássicos de Alfred Hitchcock, “Os Pássaros” (1963) e “Marnie, Confissões de uma Ladra” (1964), está acusando o diretor de perseguição e assédio sexual durante as filmagens, em seu novo livro de memórias. Segundo o jornal New York Post, a atriz detalha no livro a relação que tinha com o mestre do suspense depois de se mudar de Nova York para Los Angeles.

Tippi Hedren afirma que Hitchcock começou a persegui-la após vê-la em um comercial. A obsessão do cineasta fez com que ela conseguisse um contrato de cinco anos para fazer filmes, incluindo os dele. Durante as filmagens de “Os Pássaros”, ela alega que o diretor se mostrou extremamente possessivo, chegando ao ponto de falar para a equipe do longa, inclusive um dos protagonistas, Rod Taylor, para não tocar nela.

Ela ainda afirma que não tinha liberdade para falar com outros homens, pois Hitchcock a censurava com olhares considerados por ela como ameaçadores. A atriz alega também que o diretor a perseguia, colocando um motorista para vigiar sua casa, e revela até um momento em que Hitchcock tentou beijá-la à força em um banco de uma limusine. “Foi um momento terrível, terrível”, declarou.

A situação teria escalado durante as filmagens de “Marnie”, quando Hitchcock, segundo a atriz, exigiu a instalação de uma porta que conectasse o escritório dele até o camarim dela.

Hedren afirma ainda que o diretor ainda tentou assedia-la em uma dessas ocasiões. “Era sexualmente perverso. Quanto mais tentava lutar, mais agressivo ele era”, ela afirma no livro.

O relacionamento pouco saudável entre o diretor e a atriz não é segredo e já rendeu um telefilme em 2012, “A Garota”, estrelado por Sienna Miller e Toby Jones. A produção foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro.

Atualmente com 86 anos, Tippi Hedren é mãe da atriz Melanie Griffith (“Eternamente Lulu”) e avó de Dakota Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”)