A Netflix divulgou o trailer completo de “3%”, sua primeira série brasileira original. A prévia traz João Miguel (“Xingu”) anunciando o Processo que dará a 3% dos candidatos ao teste um lugar na sociedade perfeita desta distopia, e logo mostra alguns dos testes pelos quais os candidatos terão que passar, revelando os conflitos e o clima de vale tudo que toma conta dos jovens desesperados por uma chance. Curiosamente, o resultado final lembra mais a competição de um reality show que uma sci-fi distópica ao estilo de “Jogos Vorazes”.
“3%” é uma série de ficção científica juvenil criada por Pedro Aguilera (“Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou!”), que teve seu piloto divulgado em 2011 no YouTube, antes de “Jogos Vorazes” lançar tendência. A trama retrata uma sociedade futurista dividida entre o progresso e a devastação. A história acompanha jovens que pertencem ao lado desfavorecido e querem tentar a sorte do outro lado, mas para isso precisam passar por um processo de seleção, e só 3% conseguem. No projeto original, isto embutia uma crítica ao vestibular e ao sistema de ensino. Mas a produção da série transformou o tema numa questão social mais ampla.
Os sete episódios estreiam em 25 de novembro com direção do uruguaio Cesar Charlone (“Artigas, La Redota”), que foi indicado ao Oscar pela fotografia de “Cidade de Deus” (2002).