A franquia “Crônicas de Nárnia” vai voltar aos cinemas. Após muito tempo em desenvolvimento, a produção de “As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata” finalmente conseguiu financiamento para sua filmagem, numa parceria entre as produtoras TriStar, Mark Gordon Company e Entertainment One.
“A Cadeira de Prata” estava sendo desenvolvido de forma independente, pela The Mark Gordon Company e The C.S. Lewis Company, enquanto buscava fechar uma parceria de financiamento. Para se ter ideia do tempo que levou a negociação, o roteirista David Magee (“As Aventuras de Pi”) anunciou que tinha concluído o roteiro da adaptação há um ano.
A última notícia do projeto era de janeiro, quando o produtor Mark Gordon adiantou alguns detalhes da produção, confirmando que “As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata” não deve incluir nenhum ator do elenco original, propiciando um completo reboot da franquia. “Será tudo original. Todos serão personagens originais, diferentes diretores e isso está vindo de uma equipe completamente diferente”, disse o produtor.
Trata-se de praticamente um reboot da franquia, aproveitando que “A Cadeira de Prata” se passa décadas depois dos eventos narrados no terceiro filme, “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010).
O livro original é a primeira aventura de Nárnia sem a presença de nenhum dos irmãos Pevensie – apenas seu primo Eustace permanece na trama – permitindo que a franquia possa ser reiniciada com um elenco totalmente novo. A trama acompanha Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, em busca do Príncipe Rilian, filho desaparecido do Rei Caspian, que a esta altura já está bastante idoso. Para essa missão, eles contarão com a ajuda do grande leão Aslam.
Os filmes anteriores de “As Crônicas de Nárnia” foram “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (2005) e “Principe Caspian” (2008), produzidos pela Disney, e “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010), produzida pela 20th Century Fox. Os três arrecadaram mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo. O primeiro foi o mais bem-sucedido, rendendo US$ 745 milhões internacionalmente, enquanto as continuações fizeram US$ 419 milhões e US$ 415 milhões, respectivamente.