Netflix anuncia produção de filme sobre os Panama Papers

O serviço de streaming Netflix anunciou nesta terça (26/7) ter adquirido os direitos de um livro escrito por dois jornalistas investigativos alemães para um longa-metragem sobre os Panama Papers, produzido por John […]

O serviço de streaming Netflix anunciou nesta terça (26/7) ter adquirido os direitos de um livro escrito por dois jornalistas investigativos alemães para um longa-metragem sobre os Panama Papers, produzido por John Wells (diretor de “Álbum de Família” e produtor de inúmeras séries, como “E.R.”, “Shameless” e “Animal Kingdom”).

O filme pretende detalhar a descoberta e a investigação do escândalo de vazamento de contas secretas nas Ilhas Virgens Britânicas e no Panamá, utilizadas para sonegação de impostos e como esconderijo de fortunas de políticos, empresários, esportistas e celebridades do mundo todo. Mais de 11 milhões de documentos foram vazados para os jornalistas por uma fonte anônima, que desde abril vem tornando públicas as contas secretas de artistas como Pedro Almodóvar, Emma Watson e Jackie Chan, além de integrantes da Fifa, do primeiro ministro da Islândia, deputados brasileiros e parlamentares chineses, entre outros.

A história será baseada no livro “Panama Papers: Breaking The Story Of How The World’s Rich and Powerful Hide Their Money” (Panama Papers: Destrinchando a história de como os mais ricos e poderosos do mundo escondem seu dinheiro, em tradução literal), de Frederik Obermaier e Bastian Obermayer, os jornalistas que desvendaram a história e coordenaram o consórcio internacional que teve acesso ao material vazado.

Ted Sarandos, executivo-chefe de conteúdo da Netflix, declarou por meio de um comunicado estar confiante que o filme contará uma “história cativante”. O consórcio internacional de jornalistas, que trabalhou em conjunto para tornar públicos os Panama Papers, também vai colaborar com o filme.

O interesse cinematográfico pelo tema, porém, não é novo. A produção do Netflix é o segundo projeto anunciado sobre o escândalo. O diretor Steven Soderbergh (“Onze Homens e um Segredo”) saiu na frente e também está produzindo um filme sobre o escândalo, usando como base um livro diferente, o ainda inédito “Secrecy World”, escrito pelo repórter americano Jake Bernstein.

Vale lembrar que na época em que o Wikileaks rendia manchetes, vários filmes foram anunciados e apenas uma produção acabou sendo filmada sobre o assunto, “O Quinto Poder” (2013). Por sinal, um grande fracasso de público e crítica.