Ricardo Darín será homenageado pelo “Oscar Ibero-Americano”

O ator argentino Ricardo Darín será homenageado com o Prêmio Platino de Honra do Cinema Ibero-Americano em 2016. Em comunicado, os organizadores do prêmio “reconhecem o carisma e o talento com os […]

O ator argentino Ricardo Darín será homenageado com o Prêmio Platino de Honra do Cinema Ibero-Americano em 2016. Em comunicado, os organizadores do prêmio “reconhecem o carisma e o talento com os quais o ator seduziu milhões de espectadores na região ibero-americana e no mundo”.

Além de homenageado, Darín também é candidato, pela segunda vez, ao prêmio de Melhor Interpretação Masculina, pelo papel no filme espanhol “Truman”, de Cesc Gay.

Antes do ator argentino, a brasileira Sonia Braga e o espanhol Antonio Banderas também foram homenageados pelo evento, que, apesar de recente, tenta se posicionar como uma espécie de Oscar para o cinema ibero-americano (basicamente, falado em espanhol e português).

Em sua terceira edição, o Prêmio Platino não selecionou nenhum filme brasileiro entre seus concorrentes.

Dois longas lideram as nomeações, citados em oito categorias: “O Abraço da Serpente”, do colombiano Ciro Guerra, e “Ixcanul”, do guatemalteco Jayro Bustamante. Além deles, também aparecem com destaque “O Clube”, do chileno Pablo Larraín, e “O Clã”, do argentino Pablo Trapero, com seis indicações.

O prêmio principal, o de Melhor Filme Ibero-Americano, será disputado pelos quatro mencionados e “Truman”, do espanhol Cesc Gay.

A cerimônia de premiação está marcada para 26 de julho no Centro de Convenções de Punta del Este, no Uruguai. Confira a lista completa dos indicados aqui.